Como fazer área gourmet em casa e deixar o ambiente mais sofisticado?

Que tal aprender como fazer área gourmet? Recente no universo imobiliário, muitas pessoas estão investindo nesse espaço para ter uma área diferenciada dentro de casa e, com isso, conseguir receber os convidados com mais conforto, praticidade e sofisticação.

Tal proposta consiste em um local externo, projetado especialmente para as atividades de culinária. A ideia é que os moradores possam preparar pratos deliciosos ao mesmo tempo em que interagem com os seus amigos e familiares presentes. Também vale lembrar que a área gourmet é integrada a outros cômodos da casa, podendo ser construída em uma varanda, terraço ou sacada. Bem interessante!

Contudo, ao precisar “colocar a mão na massa”, há quem fique em dúvida sobre como dar início a essa ambientação. Caso você também esteja com certa insegurança, confira o post e descubra o passo a passo para montar um cantinho impecável. Não perca!

Instale uma ilha

O primeiro passo para quem deseja aprender como fazer área gourmet, é ficar de olho nos equipamentos necessários para esse projeto. Para ser, de fato, considerado um espaço refinado e pronto para receber os convidados, você precisará investir em uma estrutura onde as pessoas consigam realizar as refeições.

A ilha é uma delas. Centralizado na área, esse móvel consegue ser utilizado em recepções de todos os portes e, de quebra, pode ser aproveitado para acomodar outros elementos indispensáveis, como um frigobar ou uma pequena cervejeira.

Lembre-se, ainda, de incluir banquetas confortáveis. Já para encontros maiores, será preciso adicionar cadeiras ou mesas portáteis extras, garantindo, assim, mais comodidade a todos.

Projete uma área com churrasqueira

Quando localizada em um local adequado, a área gourmet pode ter uma bela churrasqueira — especialmente, em se tratando de terraços ou varandas situadas em quintais amplos.

A vantagem dessas áreas é que, além de serem maiores, elas contam diariamente com uma boa iluminação natural e, dependendo das características do quintal, há um ótimo contato com a natureza. Caso o local seja muito pequeno, é possível substituir a tradicional churrasqueira de tijolinhos por um grill, acompanhado de uma bancada e banquetas.

Independentemente da opção escolhida, tenha sempre em mente que será preciso colocar o conforto em primeiro lugar, preferindo os móveis e equipamentos funcionais, onde seja fácil preparar as refeições com total praticidade.

Atente-se à escolha dos móveis

E por falar em móveis, é interessante ficar de olho na decoração da sua área gourmet. Atualmente, o setor moveleiro possui modelos para todos os gostos e necessidades, cabendo a você, escolher aquele que melhor se encaixa na proposta do projeto — dos coloridos e chamativos até aqueles em madeira e com um visual rústico.

Se a ideia é não ocupar muito espaço, opte por um mobiliário planejado, que consiga manter o ambiente extremamente funcional. Depois das mesas e cadeiras, você também precisará apostar em um armário ou gabinete com rodinhas para armazenar certos ingredientes, assim como os itens próprios para servir, como pratos, copos, pegadores, talheres e tábuas diversas.

Há, ainda, a possibilidade de incluir nichos ou prateleiras no ambiente, explorando a parede e tendo uma boa estrutura para guardar temperos, jogos americanos e demais elementos essenciais durante uma recepção.

Coloque uma piscina diferenciada no local

Um detalhe que não pode ficar de fora deste post diz respeito à possibilidade de criar uma área gourmet com piscina. Perfeito para garantir momentos de diversão e lazer, esse tipo de espaço, uma vez integrado, conseguirá valorizar significativamente o seu imóvel, embelezando o quintal e se tornando uma excelente opção de investimento para o futuro.

Sendo assim, indicamos que você preste muita atenção no momento de escolher o tipo de piscina que será implementado. A melhor saída é consultar um profissional do ramo, para que ele considere os aspectos técnicos e os desejos dos moradores.

Entre as questões que devem ser levantadas está a profundidade do terreno, as suas características, a durabilidade da estrutura e o orçamento disponível. Por exemplo: as versões em concreto são as mais resistentes, mas levam um tempo extra até serem construídas. As de fibra de vidro, por sua vez, são acessíveis e apresentam uma instalação ágil e facilitada.

Com tudo pronto, procure fazer um deck com materiais antiderrapantes e que sejam resistentes à exposição do sol e umidade. Os mais utilizados no momento são a famosa madeira nobre e as peças em porcelanatos. Não tem erro!

Viu só? Com essas dicas sobre como fazer área gourmet, vai ser mais simples desfrutar do espaço disponível em seu imóvel e torná-lo um verdadeiro recanto para quem você mais ama.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite para ver como caprichar na decoração da área externa e deixar o visual do espaço ainda melhor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.