Que tal conferir alguns mitos e verdades sobre piscina? Como sabemos, muitas pessoas passam a vida sonhando com o dia em que conseguirão ter esse espaço belíssimo em casa. Perfeita para relaxar, se divertir e viver momentos inesquecíveis, ela também é uma boa oportunidade para quem adora receber os amigos e familiares no fim de semana, principalmente, ao longo do verão.
Contudo, existem muitas informações equivocadas a respeito do tema — e é sobre elas que falaremos no post de hoje. Antes de tomar essa decisão e traçar o seu planejamento, a melhor saída é entender as particularidades da piscina e o que, de fato, esse investimento exigirá de você no futuro.
Seguindo esses cuidados, será mais seguro colocar o seu desejo em prática, sem surpresas ou correndo o risco de comprometer o seu orçamento. Para entender melhor, continue acompanhando a leitura e se atualize conosco.
Mito. Antigamente esse pensamento até poderia fazer algum sentido. No entanto, o tempo passou e, hoje, existem muitas tecnologias e facilidades para quem deseja aproveitar ao máximo essa estrutura dentro de casa — sem que, para isso, seja preciso gastar muito.
Com os recursos atuais, os donos de piscina já conseguem realizar a higienização sem grandes preocupações ou investimentos absurdos. Um bom truque é utilizar um filtro para que a água se mantenha cristalina sem nenhum esforço.
Temos, aqui, um mito que está muito relacionado ao primeiro tópico. Quando falamos em piscina, ainda existem pessoas que acreditam que tais estruturas demandam manutenção trabalhosa e detalhada, ocupando, assim, muito tempo na agenda dos moradores.
No entanto, isso é um grande engano. Assim que adquirir a sua piscina, basta garantir que todos os equipamentos estejam funcionando adequadamente e, logo, você não precisará realizar muitas intervenções com o passar dos anos.
Para não ter erro, uma boa dica é fazer a manutenção do local logo no início da primavera, para que o pH seja equilibrado. Depois, realize o mesmo processo no fim do inverno — época em que as piscinas são pouco usadas.
Depende. Para que a água da piscina fique própria para o banho, costumamos utilizar o cloro — substância capaz de eliminar os germes. Entretanto, o seu efeito não acontece imediatamente.
Mesmo que a maioria das bactérias seja eliminada de maneira rápida, existem outras que são mais resistentes, como o chamado Cryptosporidium. Por isso, não podemos confiar 100% na aparência da água e, sim, em sua química. O ideal é que o local seja testado semanalmente, para conferir os níveis de cloro e como vai o pH. Não se esqueça!
Essa é uma percepção que é relativa. Afinal, o uso do espaço está diretamente relacionado aos hábitos dos donos e à infraestrutura do espaço. Se você investir em um modelo bacana e com recursos modernos, dificilmente verá o local parado e sem utilização.
Também é importante considerar o clima da região onde a sua residência está localizada. Normalmente, pessoas que vivem em cidades frias e não instalam um sistema de aquecimento, tendem a não aproveitar muito bem essas áreas. Já quem vive em lugares com altas temperaturas, consegue desfrutar melhor esse diferencial.
Mito. A não ser que o seu objetivo seja construir uma piscina olímpica, essas estruturas conseguem ser encontradas em diferentes formatos e tamanhos. Cada um pode ser ajustado em um imóvel diferente, dependendo das dimensões do seu quintal. Assim, a indicação é conhecer bem as características do seu espaço externo, até encontrar o equipamento adequado.
Verdade. Apesar de ser um espaço propício para a diversão, os adultos precisam tomar cuidado sempre que houver crianças nessas áreas. Infelizmente, não é raro se deparar com acidentes que envolvem os pequenos, como afogamentos ou até escorregões no local. Assim, para impedir que isso aconteça é necessário redobrar a atenção.
Procure manter a piscina cercada com grade de proteção — de, pelo menos, 1,20 m de altura. Também é possível instalar alarmes e portões automáticos, facilitando o controle de entrada e saída.
Quando a área não estiver sendo usada, porém, lembre-se de cobri-la com uma capa resistente ou outra estrutura para essa finalidade. Veja também se o revestimento no entorno tem ação antiderrapante para proteger os jovens banhistas das quedas.
Mito. Seguindo o nosso post de mitos e verdades sobre piscina, falaremos sobre a necessidade de trocar a água do local. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso realizar esse processo constantemente — mas, sim, em situações específicas, que é quando os tratamentos não resultam em efeitos positivos.
Apenas nessas situações, a recomendação é promover a troca parcial da água: o equivalente a, no máximo, 50% do seu volume. Em outras ocasiões, como quando há a necessidade de instalar equipamentos ou fazer reparos internos, também será preciso drenar o espaço.
Dessa forma, é necessário sempre observar o aspecto da água. Quando o local estiver com a coloração verde, com muito lodo ou mau cheiro, considere eliminar os resíduos e investir em técnicas específicas para cada caso. Nessas horas, um profissional também pode ajudá-lo a conquistar efeitos ótimos.
Mito. Com alguns cuidados básicos, é possível prolongar a durabilidade da manutenção e fazer com que a água da piscina permaneça própria para banho por muito mais tempo. Um dos truques indispensáveis é cobrir o local sempre que não estiver sendo usado. Assim, você evita o acúmulo de sujeira e até de animais que podem cair na água.
Ainda é recomendado sempre remover os resíduos que estão suspensos na superfície, sendo eles os galhos, as folhas e os insetos. Em paralelo, não se esqueça de checar a alcalinidade, o pH e garantir que os parâmetros do cloro fiquem sempre equilibrados.
Caso haja a possibilidade, considere instalar uma ducha próxima a piscina. Apesar de parecer superficial, esse cuidado ajudará a incentivar os banhistas a sempre se higienizarem antes do mergulho. Desse modo, será possível fazê-los eliminar o excesso de protetor solar e outros produtos corporais que podem interferir na qualidade da água.
E então, após desvendar os mitos e verdades sobre a piscina, você conseguiu tirar todas as suas dúvidas? O segredo para evitar arrependimentos, é sempre apostar no conhecimento. Com as informações corretas, evitamos gastos desnecessários e temos a chance de aproveitar os momentos de lazer com total tranquilidade.
Também é importante saber que você deverá tomar alguns cuidados periódicos para garantir a qualidade e a durabilidade de sua piscina. Esse é o caso da limpeza constante e das manutenções realizadas por profissionais especializados.
Na Pool Rescue, você encontra um time capacitado para ajudá-lo em todas essas atividades. Caso ainda não conheça um bom especialista, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer agora mesmo os nossos serviços exclusivos. Teremos o prazer em atendê-lo.