Manter a piscina sempre limpa e cristalina é o desejo de muitos, mas nem sempre é uma tarefa rápida. Existem procedimentos e produtos que devem ser utilizados regularmente e da maneira adequada. O tratamento de choque para piscina, por exemplo, é um deles. Você conhece?
Trata-se de um processo voltado para casos em que a piscina está com uma cor forte, estranha, com a água bastante suja. Nesse tipo de situação, quanto mais você demora para realizar a limpeza, mais danos são causados aos equipamentos e ao revestimento. Por isso, quem é responsável pela limpeza de piscinas (seja em casa, condomínio ou clube) deve dedicar uma atenção especial à realização de um tratamento eficiente.
Quer descobrir dicas fáceis para tratar devidamente a sua piscina? Então, sugerimos continuar a leitura! Você vai ver a importância do tratamento de choque, quais produtos são utilizados e ainda o passo a passo do processo. Vamos lá?
O tratamento de choque é utilizado apenas em situações mais graves, quando a piscina está sem limpeza há muito tempo. Já se deparou com uma em que a água assumiu coloração esverdeada? Esse é um dos casos, justificado pelo excesso de algas. Por esse motivo, não é indicado realizar o processo com frequência, mas apenas pontualmente. Existem alguns sinais que ajudam a identificar se há necessidade do tratamento de choque para piscina:
Esse processo tem a finalidade de eliminar bactérias e agentes contaminadores, ou seja, os responsáveis pela alteração de cor da água. Existem duas maneiras de realizar o tratamento. Uma opção é a supercloração, que é a aplicação de cloro em níveis bem superiores aos recomendados para o uso comum. A segunda é a utilização de algicida, indicado quando as algas são resistentes ao cloro. No próximo tópico, você entenderá melhor como cada produto funciona!
Como mencionamos, o cloro ou o algicida são dois caminhos possíveis para o tratamento de choque para piscina, mas preste atenção: evite aplicar os dois juntos. Sabe por quê? A química do cloro é incompatível com os algicidas que possuem o cobre em sua composição química. Nesse sentido, se utilizados no mesmo dia, há o risco de manchar a superfície da piscina!
O cloro é um produto desinfetante que elimina germes, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde. Além disso, ele tem ação clareadora, contribuindo para tornar a água cristalina. Já o algicida age especificamente contra as algas, que tornam a piscina escorregadia, turva e esverdeada. Existem ainda dois tipos de algicida no mercado: o de manutenção (mais fraco, de uso preventivo e semanal) e o de choque (mais forte, apenas para quando a água está verde).
É extremamente importante cuidar sempre da qualidade da piscina. Assim, você evita aquele aspecto desagradável que afugenta qualquer banhista, além de prevenir problemas como micose e dengue. Ciente disso, é hora de anotar cada passo do tratamento de choque.
A primeira medida que você deve adotar na hora de começar o tratamento é verificar os níveis de alcalinidade e de pH. Ambos os parâmetros influenciam um no outro.
A alcalinidade define a capacidade da água de neutralizar ácidos, o que acarreta na manutenção de um pH mais estável. Para verificar o nível, você pode adquirir kits de teste que contam com fitas de precisão. Resumindo, a alcalinidade não pode estar nem baixa, nem alta demais. Portanto, recomendamos considerar o valor padrão de 80 a 120 ppm.
O pH significa Potencial Hidrogeniônico, que é a concentração de íons H+ na água. Em outras palavras, isso se refere à acidez de determinada substância. A faixa ideal de pH da piscina deve beirar em 7.2, valor próximo da lágrima dos olhos.
Você equilibrou os níveis de alcalinidade e pH da água? Ótimo, então o próximo passo é escolher qual será o tratamento: supercloração ou algicida de choque. Siga corretamente as instruções contidas no rótulo dos produtos. Nada impede que você utilize ambos para maximizar a limpeza, porém, como já informamos, evite colocá-los ao mesmo tempo.
1. Escove o fundo e as laterais da piscina com uma escova adequada, eliminando a sujeira acumulada nessas superfícies.
2. Dilua em um balde cerca de 7 ml de algicida de choque para cada 1000 litros de água. Depois, ligue a motobomba, colocando o filtro da piscina no “modo recircular” e espalhando o produto químico por todo o local. espere 10 minutos e aplique o clarificante, aproximadamente 6 ml para cada 1000 litros de água.
3. Deixe a água recirculando por cerca de 2 horas. Após esse tempo, desligue a motobomba e não mexa na água por cerca de 6 a 12 horas. Então, as algas provavelmente estarão depositadas no fundo da piscina. Finalmente, use o filtro para drená-las.
1. Dilua aproximadamente 14 gramas de cloro para cada metro cúbico da piscina em um balde com água.
2. Espalhe a mistura sobre a superfície da piscina com o filtro ligado na posição de recircular. Aguarde um tempo para o produto começar a agir, o que geralmente ocorre em 10 minutos.
3. Após aguardar, dissolva o decantador em um pouco de água e espalhe sobre a piscina, utilizando o filtro (ligado na posição recircular). Aguarde mais 12 horas para que o decantador realize sua função. Após isso, basta drenar os resíduos da piscina com um aspirador.
Viu só, como pode ser fácil deixar a piscina limpa e adequada para o uso? Basta seguir à risca as recomendações específicas de cada item, além de tomar cuidado na hora de manusear produtos químicos e equipamentos. Caso você tenha muitas dúvidas, pode sempre contar com a assistência de empresas especializadas no assunto.
O tratamento de choque para piscina serve para acabar com aquele aspecto de lagoa: líquido turvo e esverdeado. Com esse processo, você consegue deixar a água cristalina, saudável e própria para o uso o ano inteiro! Siga as dicas acima e você facilitará o processo de manutenção da sua piscina.
Agora que você entende melhor sobre tratamentos para piscina, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são os serviços que oferecemos. Basta acessar a nossa página! Então, até breve!
[rock-convert-pdf id=”6390″]