Todas as piscinas necessitam de cuidados, mas aquelas que são de uso coletivo exigem atenção especial. Isso porque o uso contínuo desequilibra rapidamente os parâmetros e acumula resíduos na água. É por isso que a manutenção preventiva em hotéis não deve ser negligenciada.
É ela que garante que a água estará segura para mergulhos, protegendo a saúde dos banhistas. Além disso, prolonga a durabilidade do tanque, dos encanamentos e de todos os equipamentos da piscina. Assim, evita-se gastos extras e a necessidade de intervenções mais expressivas.
Para saber como essa manutenção deve ser feita, continue lendo este post e acompanhe nossas recomendações!
A sujeira que contamina a água vem do meio externo, então, é importante reduzir ao máximo a quantidade de resíduos no entorno da piscina. A manutenção preventiva em hotéis começa mantendo a área da piscina limpa.
Logo, faça a retirada de folhas, sementes, galhos, insetos, poeira e outros itens que possam cair na água. Uma boa alternativa é evitar plantas que trocam muito suas folhas ou produzem flores, sementes e frutos.
Além disso, é fundamental fazer o calçamento dos arredores, optando por um piso que não libere resíduos e seja facilmente higienizado. Não se esqueça de que ele deve ser adequado para áreas molhadas, a fim de evitar acidentes.
Como a movimentação em piscinas coletivas é intensa uma das medidas principais para a manutenção preventiva em hotéis é fazer a medição constante dos parâmetros da água. Em horários de pico, a cada quatro horas de utilização observe o cloro, o PH, a alcalinidade e a temperatura, caso ela seja aquecida.
Utilize kits específicos para cada parâmetro, optando por marcas confiáveis. Isso para que você obtenha parâmetros fieis e possa fazer as devidas correções para evitar problemas e complicações.
Com base nos resultados obtidos, pode ser necessário fazer a correção dos parâmetros da água. Não se esqueça de que o ideal é que o pH esteja entre 7,0 e 7,4, a alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o cloro livre entre 1 e 3 ppm.
Se os parâmetros estiverem acima ou abaixo, utilize produtos específicos para reequilibrar a água. Sempre utilize-os conforme indicado pelo fabricante e na quantidade ideal de acordo com o volume do tanque.
A criação de uma rotina de limpeza da piscina ajuda muito a fazer a manutenção preventiva em hotéis. Afinal, assim temos um cronograma preestabelecido das ações que devem ser adotadas para evitar que a água sofra alterações expressivas.
Esse cronograma possibilita não esquecer tarefas, o que garantirá que tudo foi vistoriado, mantendo a qualidade da água em dia bem como o funcionamento da casa de máquinas. Lembre-se de que existem ações diárias, semanais e mensais!
Vale lembrar que algumas ações podem ser antecipadas caso seja necessário. Dessa forma é válido observar se o cronograma não precisa sofrer alterações para atender melhor a necessidade da piscina.
A limpeza do filtro é uma das etapas da manutenção preventiva em hotéis. Você também precisa estar atento aos demais equipamentos, tanto da casa de máquinas como de iluminação e acessórios.
No caso de ações muito específicas, é indicado solicitar o suporte de empresas especializadas. Isso para que as correções sejam feitas do modo correto, evitando danos para os equipamentos e prevenindo acidentes.
Na verdade, toda a manutenção preventiva em hotéis pode ser feita por uma empresa especializada em piscinas. Isso garantirá um serviço de qualidade realizado por profissionais. Assim, é possível diminuir as chances de erros, assegurar que a água terá uma excelente qualidade e que tudo estará funcionando perfeitamente para atender aos hóspedes.
Quer ter acesso a mais dicas e informações sobre cuidados com piscinas? Então assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão.
[rock-convert-cta id=”6563″]