Poucas coisas são melhores do que reunir a família e os amigos ao redor da piscina, em um dia de sol, para um bom churrasco em casa. Momentos como esse são importantes para relaxar, interagir, rir, demonstrar às pessoas que você se importa com elas e, claro, comer bem!
De norte a sul, todo mundo curte um bom churrasco. Para os vegetarianos, a opção é grelhar alguns legumes. Ficam deliciosos na brasa!
Então, aproveite um dos próximos feriados ou um final de semana de sol e convide as pessoas de quem você mais gosta para esse momento especial. Leia 5 dicas de como organizá-lo!
Você sabe do que os seus convidados gostam? Esse é o primeiro passo para fazer um evento agradável. Veja qual a preferência de carnes, se preferem frango, linguiça, com osso ou sem. Verifique se há algum vegetariano ou vegano na turma.
Quanto às bebidas, descubra se todos bebem cerveja ou se preferem vinho, quem gosta de refrigerante, quem prefere suco etc. Se houver crianças, descubra qual o melhor cardápio para elas. Lembre-se de que receber bem é se preocupar com a opinião dos convidados.
Antes de ir ao mercado ou ao açougue para comprar os itens do churrasco, planeje a quantidade necessária e faça uma lista de tudo o que precisa comprar. O consumo médio é de 500gr de carne por pessoa.
Avalie, porém, os pedaços com ossos para escolher aqueles que têm mais carne. Fique aberto a aproveitar promoções e substituir algum item sem prejuízo das preferências dos convidados e do seu orçamento.
Veja o que não pode faltar:
Carnes mais pedidas:
Quase ninguém gosta de um churrasco só com carne. Os acompanhamentos também são importantes, seja para ajudar na digestão, seja para incrementar a refeição. Veja uma lista com algumas sugestões.
Acompanhamentos comuns:
Essa é uma lista básica, mas você pode variar e acrescentar elementos de acordo com o seu gosto e dos seus convidados. Uma boa ideia é fazer algum legume grelhado, como abobrinha e berinjela, além de cogumelos que vão sofisticar o churrasco, e frutas (abacaxi com canela é a campeã dos churrascos). Essas são, também, alternativas para quem não come carne.
Organize o local onde será assado e servido o churrasco. Deixe os espetos e demais utensílios à mão, além de um pano para secar e limpar as mãos durante o churrasco.
Prepare o espaço onde os convidados sentarão, deixe farinha de mandioca ou farofa disponível para que possam se servir. Organize os acompanhamentos e deixe-os à disposição também. Também vale a pena fazer petiscos para enganar a fome, já que churrasco costuma demorar para ficar pronto.
Tenha uma geladeira, freezer, frigobar ou caixa térmica por perto para manter as bebidas geladas e organize copos para servi-las. Antes dos convidados chegarem, acenda o fogo e deixe o carvão ou a lenha queimarem um pouco para depois colocar as carnes.
Há quem prefira a carne apenas com sal grosso e mais nada. Mas um tempero diferente costuma ser uma boa ideia para dar um toque “gourmet” ao churrasco. Aproveite para usar temperos que vão bem com a carne, como o tomilho e o chimichurri. Use sálvia e alecrim para o frango e o porco. Acrescentar azeite de oliva e alho também é uma boa pedida.
Com essas dicas, esperamos que o churrasco em casa seja um sucesso. Complemente o almoço ou jantar com uma música que seja agradável a todos e não tenha pressa para acabar o dia!
Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e acompanhe outras publicações como esta!