Escolher a sauna ideal é um processo que leva tempo e exige planejamento. Tudo para que você, seus hóspedes ou clientes possam desfrutar ao máximo dos benefícios de uma sessão relaxante. Tão importante quanto optar pelo modelo mais adequado às suas necessidades é manter a sua manutenção em dia, já que alguns defeitos na sauna a vapor são comuns.
Nada, entretanto, irremediável. Os cuidados com a limpeza e os reparos preventivos são essenciais. Por isso, neste post vamos apontar a importância de manter a sauna funcional, bem como algumas dicas sobre como evitar os defeitos. Confira!
Da mesma maneira que muitos hotéis investem em piscinas personalizadas, a sauna é um opção apropriada aos objetivos de determinados empreendimentos. E, como tal, ela deve ser devidamente preservada para permanecer funcional e cativante para os seus clientes.
Do contrário, sua gestão vai conviver com defeitos na sauna a vapor. Por isso, mesmo que você contrate um serviço terceirizado é bom conhecer a rotina de manutenção para que não ocorram imprevistos — e que você saiba como proceder, caso eles apareçam.
Primeiro, todas as peças que envolvem o seu funcionamento devem se tornar familiares para você. Em seguida, tenha anotado o procedimento rotineiro de conservação do espaço, como:
Além disso, a limpeza das paredes e dos bancos deve ser feita regularmente — especialmente, se houver bastante frequência de uso. Afinal, cabelos, suor e poeira proporcionam um ambiente acolhedor para fungos e bactérias.
Agora que já sabemos o quanto é importante manter a rotina de manutenção preventiva, vamos entender quais são e como proceder diante dos principais defeitos na sauna a vapor:
Especialistas que sabem tudo sobre saunas devem entrar em consenso a respeito do gerador de calor. Afinal de contas, da mesma maneira que ocorre com a resistência — como veremos adiante —, sua vida útil é baixa. Isso interfere na temperatura do vapor e pode ocasionar outras falhas técnicas.
Nesses casos, convém avaliar a vida útil da peça e lidar com o seu reparo ou substituição de maneira preventiva.
Lembra que mencionamos a drenagem, anteriormente? Pois então, ao dar pouca atenção a essa etapa da manutenção, muita coisa pode ficar alojada na peça, traduzindo-se em um dos grandes defeitos na sauna a vapor. Para evitá-lo, basta realizar a drenagem semanalmente ou de acordo com a frequência de uso.
A resistência é um dos principais defeitos na sauna a vapor porque sua vida útil é curta, mas alguns elementos podem acelerar o processo, como:
Assim, é possível dar à peça um desgaste menor, aumentando o tempo de uso.
Por fim, o vazamento — que tende a ocorrer pelo excesso de pressão da água. Evitar o problema é bastante simples: instale um dispositivo que reduza a pressão. Assim, a água percorre as conexões de maneira fluída e não alaga o chão da sauna.
E você, costuma enfrentar outros defeitos na sauna a vapor que impedem você ou seus clientes de desfrutarem plenamente os benefícios da sauna? Então, compartilhe sua experiência com a gente, no campo de comentários!