VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Uma sauna é uma excelente alternativa de lazer que pode complementar a área da piscina, tornando-a ainda mais atrativa. Porém, existem dois tipos diferentes desse espaço, sendo que você pode optar pela sauna seca ou a sauna a vapor.

Qual delas, então, seria a ideal para o seu empreendimento? É o que vamos conversar neste post. Continue a leitura e conheça esses dois tipos de sauna e faça a escolha ideal para o seu negócio. Vamos lá?

Como funcionam os dois tipos de sauna

A sauna é um espaço bastante procurado por pessoas que desejam relaxar, cuidar da saúde, da imagem e alcançar mais bem-estar. Elas são divididas em dois grandes grupos: a sauna seca e a sauna a vapor.

Em ambos os casos, as temperaturas elevadas são a sua característica principal, pois é por meio do calor que se promove os benefícios de permanecer alguns minutos nesse espaço. No entanto, existem diferenças entre as duas e, para que você possa escolher a ideal para você, é importante conhecê-las.

Sauna a vapor

A sauna a vapor, também conhecida como banho turco, tem como principal característica a presença constante de umidade no ar, sendo que os níveis chegam a atingir 100%. A sua temperatura próxima ao solo varia entre 25 e 30° C e na altura da cabeça pode chegar até 55° C, mas dificilmente ultrapassa esse valor.

O material mais comum para revestimento desse tipo de sauna é a cerâmica, porém, também pode ser utilizada a pedra natural. O vapor do espaço é produzido por meio de geradores que funcionam à base de energia elétrica ou gás.

Sauna seca

A sauna seca tem as suas origens na Finlândia, e a característica principal desse espaço é que não existe umidade no ar e o calor é produzido por meio do aquecimento de pedras. As temperaturas podem atingir facilmente 60° C, mas chegam, até mesmo, a 80°C.

Para revestir a sauna seca é mais comumente utilizada a madeira, porém, ela precisa ser de uma espécie que suporte esse tipo de ambiente. Também deve ser devidamente tratada para que consiga resistir e apresentar uma boa durabilidade diante de temperaturas tão altas e a baixa de umidade.

Quais são as indicações de cada uma

O que mais influencia na hora de escolher entre a sauna seca ou a vapor é o gosto de quem vai frequentar esse espaço. Isso porque o que varia é a sensação em cada uma delas e também o seu custo, tanto de instalação como de manutenção.

Mas é uma tendência que a seca seja mais utilizada em lugares onde o clima é frio. Para as regiões com temperaturas mais elevadas, as saunas a vapor costumam ser as preferidas. Essas características estão de acordo com o local de origem de cada um dos tipos de sauna.

Qual é a melhor

Tanto a sauna seca como a vapor são eficazes e promovem benefícios para a saúde e a estética, por isso, não há como dizer que uma é melhor do que a outra, já que são equivalentes. Então, para optar entre um dos dois tipos deve-se considerar outros fatores.

Um deles é o custo de instalação e a montagem do espaço, já que os materiais variam para cada opção. Além disso, também deve ser pensado no equipamento e no consumo que ele terá em relação ao tempo de uso médio.

Lembrando que a escolha dele também deve ser baseada nas dimensões do espaço que se pretende construir, já que alguns são mais eficientes e com melhor custo-benefício do que os outros, dependendo desse fator. E, ainda, optar por boas marcas é fundamental para fazer um bom investimento pensando na durabilidade e manutenção.

No quesito benefícios e eficácia, tanto a sauna seca como a vapor oferecem vantagens. Por isso, na hora de escolher entre uma ou outra é interessante considerar o tipo de clima da sua região, o investimento, custos de manutenção e a preferência do público para que esse espaço seja ainda mais atrativo.

Confira mais dicas e informações interessantes como essa. Assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos como este em primeira mão.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This