VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Quando pensamos em piscina, o bem-estar é a primeira coisa que vem à mente, obviamente porque ter uma piscina na sua casa é uma ótima pedida para os dias de calor. No entanto, é importante estar atento as necessidades de manutenção dessa área e, nesse sentido, o registro da piscina é parte essencial da hidráulica desse ambiente.

Muitas pessoas não sabem a importância da casa de máquinas de uma piscina, e isso é determinante para se ter um completo controle das funcionalidades pois é nela que estão equipamentos como: bomba, filtro e registro.

Neste post, falaremos sobre registro da piscina, explicando os principais tipos e suas características. Leia e confira!

O que é registro da piscina?

Entre os principais equipamentos de piscina, o registro é um dos que requer maior atenção porque seu uso inadequado pode causar diversas avarias. Portanto, é fundamental estar atento às especificações deste item.

De maneira sucinta, o registro serve para controlar o fluxo de água, entretanto, há diversos modelos e cada um tem sua própria funcionalidade: alguns deixam a água ir embora, outros capturam a sujeira da piscina, outros puxam a água. Por isso, vamos saber um pouco mais sobre eles!

Quais os principais registros da piscina?

Como mencionamos, existem registros para cada tipo de operação. Para que você não fique perdido, é melhor saber o que cada um deles faz, não é mesmo? Já imaginou deixar o registro do esgoto aberto e perder toda água que era para o banho? Melhor evitar essa situação!

Registro de retorno

Sua principal função é referente a manutenção ao equipamento de filtragem, ou seja, ele serve para impedir que a água volte para a casa de máquina pela tubulação de retorno. Normalmente, esse registro ficará aberto apenas em casos de limpeza do cesto do coletor da bomba mas o registro de retorno deverá ser fechado.

Após a higienização, o registro deve ser novamente aberto porque, se ele vier a ser fechado por engano, haverá uma sobrecarga na tubulação e os danos serão enormes.

Registro ralo de fundo

Esse é um dos itens mais importantes quando falamos em registro da piscina, e também um dos mais conhecidos pelas pessoas, devido a sua localização que, como o próprio nome diz, é instalado no fundo da piscina.

Sua escolha leva em conta diversos fatores como o volume da piscina, a potência da motobomba, o sistema de filtros, entre outros. Sua função é levar a água até o sistema de filtragem e, assim como o registro de retorno, o registro ralo de fundo permanecerá, na grande maioria das vezes, aberto. Apenas quando houver a aspiração manual ele deverá ser fechado.

Registro de aspiração

O de aspiração normalmente fica fechado, devendo permanecer aberto apenas nas funções de drenar ou aspirar manualmente a piscina. Ele é o que controla se haverá fluxo de água do bocal de aspiração.

Tanto o registro de aspiração, o de ralo de fundo e o da coadeira puxarão à água da piscina, contudo é imprescindível que um deles permaneça fechado, por esse motivo, enquanto o registro ralo de fundo e coadeira permanecerem abertos, o de aspiração ficará fechado.

Compreender todas as funcionalidades de cada registro da piscina, assim como a necessidade de manutenção constante certamente assegurará um maior tempo de vida útil de todo o equipamento, assim como uma melhor qualidade da água para o banho.

Agora que você conhece as principais informações sobre o registro da piscina e como cada um deles funciona, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!