VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Muito além de relaxamento mental e físico, existem diversos outros benefícios da sauna que contribuem em vários aspectos da saúde e que trazem resultados surpreendentes na qualidade de vida, os quais vão desde a prevenção da flacidez na pele até o combate de doenças respiratórias.

Entretanto, antes de explicarmos inúmeros pontos positivos desta prática, vamos mostrar as diferenças entre os dois tipos de saunas: seca e úmida (a vapor).

Se você ainda não conhece o funcionamento delas e como são montadas, então continue lendo! Também não deixe de conferir os nove benefícios das saunas que listaremos logo na sequência. Venha conosco e fique bem informado!

Sauna seca

Revestida de madeira e geralmente aquecida por meio da queima de lenha ou de eletricidade, a sauna seca tem baixa umidade e é muito recomendada para os dias mais frios.

A temperatura em seu interior gira em torno de 60Cº a 80Cº, mas essências aromatizantes diluídas em água e aplicadas em pedras presentes no ambiente, podem aumentar a intensidade do calor.

Sauna úmida ou a vapor

O funcionamento da sauna úmida depende diretamente de geradores de vapor, os quais podem ser elétricos, a gás ou a lenha.

A temperatura do ambiente é inferior ao da sauna seca, atingindo entre 40Cº e 45Cº. Por isso, é importante que o local escolhido para abrigá-la seja revestido com mármore ou azulejos, os quais contribuem com a retenção do calor.

Apesar de apresentarem temperaturas mais amenas em comparação com a sauna seca, o vapor causar a sensação de que o calor está maior que o termômetro realmente apresenta, o que acaba reduzindo o período de permanência em seu interior.

Benefícios da sauna

Agora que você já está por dentro das diferenças entre os dois tipos de sauna, que tal conhecer os nove benefícios que escolhemos para mostrarmos o quanto essa atividade contribui com a sua saúde? Vamos a eles!

1. Elimina toxinas

O calor emitido pelas saunas é um excelente dilatador de poros da pele, aniquilando células mortas. Ao conciliar este fato com a transpiração, temos uma grande eliminação de toxinas. Além disso, a alta temperatura ajuda a evitar a infecção da pele causadas por resíduos de produtos químicos, como desodorantes e loções.

Vale lembrar que apenas as toxinas presentes na superfície do corpo são eliminadas pelos efeitos benéficos das saunas, diferentemente das toxinas que estão dentro do corpo.

2. Dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo

Segundo um estudo realizado pelo Journal of the American College of Cardiology, permanecer 15 minutos na sauna ao longo de 14 dias reduz a insuficiência cardíaca assim como melhora as funções das células que revestem as artérias.

Isso acontece pelo fato de aumentar o fluxo sanguíneo no organismo, o que acaba também tendo impacto direto com a saúde dos cabelos, já que os folículos capilares, que formam os fios, necessitam de multiplicação celular, motivadas pela dilatação dos vasos sanguíneos.

3. Alivia dores reumáticas e da coluna

Quem sofre com dores reumáticas e nos ossos pode encontrar um bom aliado nas sessões de sauna. O que explica a afirmação é o intenso calor, também conhecido como “febre artificial”.

Ela é importante no processo de reabilitação para atrofias musculares e dores intensas, como as que atingem a coluna de muita gente.

Após as sessões, entrar na piscina de água gelada ou tomar uma ducha a baixa temperatura ajuda a relaxar os músculos e deixa os ossos mais flexíveis.

4. Combate ao estresse e à hipertensão

O alívio proporcionado pela constante transpiração, assim como os aromas de várias ervas utilizados nas saunas, traz impacto comprovado no relaxamento mental e físico. Consequentemente, afastando as tensões e o estresse do dia a dia.

Ao utilizar a sauna com familiares e amigos, ela se torna também um ambiente de lazer, proporcionando socialização e, assim, melhorando os relacionamentos e o prazer de viver.

Em relação às pessoas que sofrem de pressão alta, a alta temperatura da sauna alterada com baixas nas duchas ou piscina causam um efeito que reverte a corrente sanguínea para o organismo, aumentando o condicionamento e fortalecendo o sistema cardiovascular.

Como é estimulado a trabalhar com mais eficiência, o organismo se movimenta e apresenta bons resultados, os quais são bem próximos aos obtidos por meio da prática de atividades físicas, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenindo várias doenças.

5. Melhora o sono

Após ficar por vários minutos na sauna, principalmente quando tempos aqueles momentos em divãs ou cadeiras bem confortáveis nos intervalos entre uma sessão e outra, o corpo estará tão relaxado que não há quem tenha uma má noite de sono.

Como os efeitos são comparados à prática de exercícios físicos, o desgaste do corpo contribui para combater distúrbios do sono, como a insônia. Estima-se que 20 minutos dentro da sauna equivale a duas horas de caminhada, ou seja, o organismo busca descanso naturalmente.

6. Promove o relaxamento dos músculos facial e corporal

Com a abertura dos poros e relaxamento corporal por conta do calor e também dos efeitos das diferentes essências, os benefícios da sauna atingem ainda todos os músculos do corpo humano, inclusive os da face. Dessa maneira, a pele fica mais rejuvenescida e os poros ficam prontos para um bom barbear ou depilação.

Além disso, na medida em que o suor escorre corpo abaixo, uma sensação indescritível de prazer vai invadindo todo o organismo. Descarregando ainda a eletricidade existente no organismo, relaxando o sistema nervoso central, responsável pelo humor.

7. Previne flacidez da pele

Sabe aquelas temidas celulites? Elas podem ser prevenidas por meio de sessões de sauna ou até mesmo reduzidas por conta da dilatação dos vasos sanguíneos.

A maior circulação de sangue ajuda a amenizar os efeitos da flacidez e tem impacto direto no combate à celulite. Outro ponto a ser enfatizado na pele é quanto ao aumento na facilidade de limpeza e esfoliação.

8. Combate doenças respiratórias

Se você sofre de asma, bronquite, gripe ou sinusite, as sessões de sauna podem ser uma alternativa para combater às doenças.

Isso porque o calor faz com que o organismo trabalhe com mais rapidez, indo direto nas causas dos problemas. Os brônquios pulmonares também são dilatados, contribuindo para uma melhor entrada de oxigênio.

9. Reduz a fadiga crônica

Pessoas que se sentem excessivamente cansadas e que estão sempre desestimuladas para começarem determinadas atividades cotidianas, podem ser estimuladas a sair da zona de conforto por meio da sauna.

O fato se explica em razão da maior movimentação sanguínea, o que contribui para a saúde mental e física. Os músculos ficam mais propícios para atividades físicas, assim como influencia o fator emocional e o bem-estar, aumentado significantemente a autoestima e a qualidade de vida.

O que é necessário para ter uma sauna

Como você deve ter notado, os inúmeros benefícios das saunas fazem com que elas sejam um excelente investimento para melhorar a qualidade de vida e ainda ter bons momentos de lazer em casa, no sítio ou na praia. Sendo assim, que tal ter a sua? Explicaremos tudo o que você precisa saber. Confira!

Onde instalar

No Brasil, onde o clima é mais tropical, as saunas são frequentemente instaladas na área de lazer externa e, na maioria das vezes, próximas à piscina. Já que, como citado anteriormente, um bom mergulho em água fresca potencializa os benefícios da sauna.

Porém, cada vez mais encontramos projetos arquitetônicos incluindo a sauna no interior da residência, principalmente as úmidas, as quais vão bem dentro de banheiros. Ou seja, o local de instalação depende quase que exclusivamente dos objetivos de uso.

Dimensão

A dimensão da sauna varia de acordo com as suas necessidades, espaço disponível e de quantas pessoas farão o uso. Ela pode ser do tamanho de um banheiro ou até mesmo de um quarto.

Porém, é necessário obedecer a uma determinada metragem mínima. O ambiente deve ter pelo menos 1,50 metro de comprimento e 1 metro de largura. Já a altura deve ser fixa, independentemente da dimensão do espaço, sendo sempre 2,20 metros.

Estrutura

Independentemente de ser seca ou úmida, a sauna deve ser erguida com tijolos refratários, os quais são os ideais para suportar altas temperaturas. É imprescindível também que as paredes e o teto recebam isolante térmico e impermeável, de lã de vidro ou isopor. Além de evitar perigo e desconforto, o ambiente se mantém quente por mais tempo.

É necessário também que o ambiente da sauna tenha espaços de respiro, por volta de 15 x 15 centímetros, para a entrada de oxigênio. Uma delas deve estar próxima ao piso e a outra próxima ao teto. Também é importante que o teto tenha um pequeno declive de aproximadamente 20 centímetros, com o lado mais baixo voltado para o lado da porta.

Revestimentos

É importante que todas as superfícies recebam revestimentos, inclusive o teto. No caso de saunas a vapor, as melhores opções são cerâmicas e pastilhas de vidro. Já o piso, o ideal que seja antiderrapante, podendo também ser cerâmico ou cimentado. A porta também merece atenção especial para não sofrer com as ações da umidade. Dê preferência para materiais como alumínio, aço inox e poliestireno.

Como na sauna seca não temos tanta preocupação com umidade, ela pode ser revestida com madeira, já que não será danificado por fungos e mofos. A madeira também pode estar presente em forma de estrado no piso.

Equipamentos

O principal equipamento de uma sauna úmida é o gerador de vapor, o qual pode funcionar por meio de eletricidade, queima de lenha ou a gás. Nos últimos dois casos é necessária uma chaminé para a emissão de fumaça. Já na sauna seca, o equipamento responsável pela produção de calor fica no interior do ambiente e costuma ser fabricado em chapa de aço-carbono e ter calha para colocação de pedras, as quais ajudar a reter calor.

Independentemente do tipo de sauna que você escolher, é preciso instalar um exaustor para permitir a ventilação e saída de ar. Tal equipamento é imprescindível para evitar o sufocamento por falta de ar e para garantir a durabilidade da sauna.

Depois da leitura deste post, você deve ter percebido que, retirando poucas contraindicações, como no caso de gestantes e crianças menores de cinco anos, as sessões de sauna desfrutadas com cautela só trazem bons benefícios à saúde.

E aí, gostou do nosso artigo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitos posts bacanas como este que você acabou de ler!