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Muito além do que o relaxamento mental e físico, os benefícios da sauna contribuem com vários aspectos da sua saúde, sendo excelentes meios de melhora na qualidade de vida.

Os benefícios são vários e atuam desde a prevenção da flacidez na pele até o combate de doenças respiratórias.

Entretanto, antes de explicarmos inúmeros pontos positivos desta prática, vamos mostrar as diferenças entre os dois tipos de saunas: seca e úmida (a vapor).

Você conhece o funcionamento delas? E como são montadas? Então continue lendo. E não deixe de ver os nove benefícios das saunas que listaremos logo na sequência. Venha conosco e fique bem informado!

Sauna seca

Revestida de madeira e geralmente sendo aquecida por meio da queima de lenha ou da eletricidade, a sauna seca tem baixa umidade e é muito recomendada para os dias mais frios.

A temperatura em seu interior gira em torno de 60Cº a 80Cº e essências misturadas com água podem ser introduzidas nas pedras para aromatizar o ar e ainda aumentar a intensidade do calor.

Sauna úmida ou a vapor

O funcionamento deste tipo de sauna utiliza geradores de vapor, que podem ser elétrico, a gás ou a lenha.

Com temperaturas inferiores da seca, atingindo entre 40Cº e 45Cº, o ambiente escolhido para abrigá-la deve ser revestido com mármore ou azulejos para contribuir com a retenção do calor.

Apesar das temperaturas mais baixas em comparação com a sauna seca, o vapor muitas vezes reduz o período de permanência em seu interior pelo fato de causar a impressão de que o calor está maior do que o termômetro realmente apresenta.

Agora que você já ficou por dentro das diferenças entre os dois tipos de sauna, que tal conhecer os nove benefícios que escolhemos para mostrarmos o quanto essa atividade contribui com a sua saúde? Vamos a eles!

Benefícios da sauna

1. Elimina toxinas

Ao abrir os poros da pele, as saunas ajudam a eliminar as toxinas acumuladas por meio da transpiração. Além disso, o calor ajuda a evitar a infecção da pele através de resíduos de produtos químicos, como desodorantes ou loções, além de eliminar as células mortas.

Somente as toxinas que estão dentro do corpo não são eliminadas por meio dos efeitos benéficos das saunas.

2. Dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo

Estudo do Journal of the American College of Cardiology revela que ficar 15 minutos na sauna ao longo de 14 dias reduz a insuficiência cardíaca assim como melhora as funções das células que revestem as artérias.

Isso acontece pelo fato de aumentar o fluxo sanguíneo no organismo, o que acaba também tendo impacto direto com a saúde dos cabelos, já que os folículos capilares, que formam os fios, necessitam de multiplicação celular, motivadas pela dilatação dos vasos sanguíneos.

3. Alivia dores reumáticas e da coluna

Quem sofre com dores reumáticas e nos ossos pode encontrar um bom aliado nas sessões de sauna. O que explica a afirmação é o intenso calor, também conhecido como “febre artificial”.

Ela é importante no processo de reabilitação para atrofias musculares e dores intensas, como as que atingem a coluna de muita gente.

Após as sessões, entrar na piscina de água gelada ou tomar uma ducha a baixa temperatura ajuda a relaxar os músculos e deixa os ossos mais flexíveis.

4. Combate o estresse e a hipertensão

O alívio proporcionado pela constante transpiração, assim como os aromas de várias ervas utilizados nas saunas, trazem impacto comprovado no relaxamento mental e físico. E, consequentemente, afastam as tensões e o estresse do dia a dia.

Fora isso, os momentos de lazer frequentemente proporcionam uma socialização com familiares e amigos, melhorando os relacionamentos e o prazer de viver.

Em relação às pessoas que sofrem de pressão alta, as sessões com altas temperaturas alterando com baixas nas duchas ou piscina influenciam em um efeito que reverte a corrente sanguínea para o organismo, aumentando o condicionamento e até mesmo fortalecendo o sistema cardiovascular.

Como é estimulado a trabalhar com mais eficiência, o organismo se movimenta e influencia em bons resultados bem próximos aos obtidos por meio da prática de atividades físicas.

Sem falar que este fator contribui para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo várias doenças que atingem pessoas que estão com poucos anticorpos.

5. Melhora o sono

Após ficar por vários minutos na sauna, tendo inclusive aqueles períodos no divã de cadeiras bem confortáveis nos intervalos entre uma sessão e outra, o corpo estará tão relaxado que não há quem tenha uma má noite de sono.

Como os efeitos são comparados à prática de exercícios físicos, o desgaste do corpo contribui para combater distúrbios do sono, como a insônia.

Estima-se que 20 minutos dentro da sauna é comparado a duas horas de caminhada, ou seja, acontece uma resposta natural do organismo em busca de descanso.

6. Promove o relaxamento dos músculos facial e corporal

Com a abertura dos poros e relaxamento corporal por conta do calor e também dos efeitos das diferentes essências, os benefícios da sauna atingem ainda todos os músculos do corpo humano assim como da face.

Descarrega ainda a eletricidade existente no organismo, relaxando o sistema nervoso central, responsável pelo humor.

Dessa maneira, a pele fica mais rejuvenescida. Além disso, na medida em que o suor escorre corpo abaixo, uma sensação indescritível de prazer vai invadindo todo o organismo, deixando os poros prontos para um bom barbear ou depilação (no caso das mulheres).

7. Previne flacidez da pele

Sabe aquelas temidas celulites? Pois elas podem ser prevenidas através das sessões de sauna ou até mesmo reduzidas por conta da dilatação dos vasos sanguíneos.

A maior circulação de sangue ajuda a amenizar os efeitos da flacidez e tem impacto direto no combate da celulite. Outro ponto a ser enfatizado na pele é quanto ao aumento na facilidade de limpeza e esfoliação.

8. Combate doenças respiratórias

Se você sofre de asma, bronquite, gripe ou sinusite, as sessões de sauna podem ser uma alternativa para combater às doenças.

Isso porque faz com que o organismo trabalhe com mais rapidez, indo direto nas causas dos problemas. E também dilata os brônquios pulmonares, contribuindo para uma melhor entrada de oxigênio.

9. Reduz a fadiga crônica

Pessoas que se sentem excessivamente cansadas e que sempre estão desestimuladas para começarem determinadas atividades na vida, podem ser estimuladas a sair da zona de conforto por meio da sauna.

O fato se explica também em razão da maior movimentação sanguínea, contribuindo para a saúde mental e física. Os músculos acabam ficando mais propícios para atividades físicas, assim como existe um fator emocional que influencia no bem-estar.

Quanto mais autoestima tiver, maiores serão as chances de quem vive cansado começar a movimentar o corpo em busca de uma qualidade de vida.

Retirando poucas contraindicações, como no caso das mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos, as sessões de sauna desfrutadas com cautela só trazem bons benefícios à saúde.

Trata-se de um excelente investimento para melhorar a qualidade de vida e ainda ter bons momentos de lazer em casa, no sítio ou na praia.

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