VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Piscinas são locais de diversão e lazer — uma alternativa para se refrescar do calor que se faz presente na maior parte dos estados brasileiros. Quem não gosta de tomar um banho de piscina para se desestressar, não é mesmo? E para que a diversão não se torne uma dor de cabeça, um detalhe que merece muito cuidado é a segurança. Afinal, brincar na água exige bastante atenção. Por isso, é fundamental a presença de um guardião de piscina folguista e reserva nesses locais.

Você sabe qual é a importância desse profissional? Conhece a obrigatoriedade da presença dele? Pois bem, continue a leitura do nosso artigo até o fim para sanar todas as suas dúvidas! 

Como é a profissão de guardião de piscinas? 

Esse profissional é responsável por manter a ordem na área das piscinas. Você deve estar pensando que ele é necessário somente em casos de afogamentos, não é verdade? Porém, as funções dele são bem mais amplas. 

Por exemplo, ele é responsável por verificar se os usuários tomaram banho no chuveiro antes de entrar na piscina. Também observa se as normas de segurança estão sendo respeitadas. Desse modo, esse profissional é fundamental para qualquer estabelecimento que tenha piscinas de uso coletivo. Além disso, a obrigatoriedade da presença dele é determinada pela lei. Pense nisso! 

Por que contratar um guardião folguista e um reserva? 

Caso você não conte com outros guardiões contratados, diversos imprevistos podem ocorrer. O que não pode acontecer é que o seu estabelecimento fique desprovido de um guardião. Por isso, dê uma olhada em alguns dos motivos para contratar um profissional folguista e um reserva. Vamos lá! 

A legislação não permite o funcionamento sem esse profissional 

De acordo com a Lei nº 4428/2004, é obrigatória a presença de guardiões de piscinas de uso coletivo no estado do Rio de Janeiro. Assim, é imprescindível que a sua empresa siga as recomendações e exigências governamentais. Desse modo, ela demonstra respeito e proteção aos banhistas, além de estar em dia com as obrigações jurídicas. 

Imprevistos acontecem 

Existem inúmeros fatores que podem atrapalhar o bom andamento do seu estabelecimento. Por exemplo, o seu guardião adoece ou está com alguma licença que o afaste do trabalho. Desse modo, todos podem sair prejudicados: os banhistas e o empreendimento, que ficam impossibilitados de um uso seguro das piscinas.

Dessa forma, é fundamental sempre ter um guardião de piscina reserva para cobrir eventuais faltas ou imprevistos. Assim, haverá um funcionamento tranquilo e proveitoso das piscinas. 

A profissão gera riscos

Realizar resgates em piscinas é uma tarefa bastante perigosa. Por isso, é preciso ter profissionais que supram a demanda, além de outros colaboradores que possam cobrir eventuais faltas ou imprevistos trabalhistas.

Nessa perspectiva, é fundamental contar com um guardião folguista e um reserva. Dessa forma, o clube ou a empresa detentora da piscina consegue prestar um serviço com segurança aos seus usuários e clientes. 

Como organizar a rotina dos profissionais? 

Como o nome indica, o folguista é o responsável por trabalhar no lugar de outro funcionário. A CLT não tem regras específicas sobre a forma de contratação desse profissional. Mas fica subentendido que o folguista deve cobrir os dias de folga do outro empregado, que exerça uma função que demande continuidade. 

Existe uma grande flexibilidade para a atuação desse profissional. Dessa forma, é preciso que o empregador defina uma carga horária mínima a ser seguida, e a quantidade de dias trabalhados na semana. 

Um detalhe que merece atenção é o cumprimento das regras previstas aos outros trabalhadores. Por exemplo, o intervalo interjornada — entre um trabalho e outro, é preciso de no mínimo 11 horas de descanso. Fique atento a isso! Assim, procure sempre respeitar os limites contratuais e escalar os seus guardiões da melhor maneira possível. Não se esqueça também de ter um profissional reserva para salvaguardar em casos de faltas ou imprevistos.

Agora, você compreendeu um pouco mais da importância de um guardião de piscina folguista e reserva. Esse profissional é fundamental para um uso proveitoso e seguro das piscinas coletivas.

Gostou do nosso post? E agora, que tal curtir a nossa página no Facebook? Não perca tempo! 

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This