VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Fazer a gestão de um estabelecimento que necessita de organização 24h e que depende da satisfação do cliente é um grande desafio. Hotéis, resorts, academias e condomínios residenciais são alguns exemplos de negócios que precisam de equipes competentes para que funcionem 100%.

Mas quem gerencia esses locais sabe o quanto essa função é desafiadora. Por isso, é importante saber quando delegar atribuições e contratar especialistas e colaboradores para ajudar na hora de tomar decisões e a reduzir os custos da organização.

Neste post você vai saber como a consultoria para academia pode ser útil para seu empreendimento e como pode reduzir os custos do negócio. Confira!

Qual a importância de uma consultoria para academia?

A consultoria geralmente tem como ponto de partida um diagnóstico para compreender os problemas e os potenciais de uma empresa. Para o gestor, é importante ter o feedback técnico e imparcial de profissionais com uma visão mais ampla das necessidades da organização.

Além disso, uma consultoria para academia pode ajudar a traçar novas estratégias, elaborar planos de resultados e manter as equipes focadas nos objetivos estabelecidos.

Mas é claro que existem outros benefícios ao contratar uma consultoria para academia. Elencamos alguns deles abaixo:

  • otimização do tempo: o consultor cria metas e cronogramas que otimizam o tempo dos processos e demandas da academia;
  • mais foco para as equipes: com metas bem estabelecidas, as equipes trabalham mais focadas e motivadas;
  • desenvolvimento das relações entre colaboradores: o consultor pode ser um intermediário entre os gestores e os funcionários, facilitando a comunicação entre todos;
  • melhora na disponibilidade: a presença do consultor alivia o peso das intensas demandas dos gestores, permitindo que eles estejam disponíveis para atuar em outros setores que necessitam de sua atenção na empresa.

Quais são as funções de uma consultoria e terceirização para academia?

Em primeiro lugar, é preciso que os motivos para contratar uma consultoria para seu negócio estejam bem definidos.

Você quer reduzir custos? Quer ajuda para o gerenciamento das piscinas do hotel, resort ou academia? Precisa aumentar o faturamento e aprimorar as ações de venda? Tudo isso é possível alcançar com uma boa consultoria, mas é importante que você saiba exatamente o que esperar e quais são as funções desse profissional para que ambas as partes não se frustrem. Confira a seguir o que uma consultoria pode fazer pelo seu empreendimento:

Diagnóstico e soluções estratégicas

Uma boa consultoria pode, a princípio, realizar um diagnóstico dos problemas enfrentados pela organização. Esse é o primeiro passo para iniciar um bom plano estratégico e de gestão.

A partir do diagnóstico, os consultores podem auxiliar a traçar soluções para esses problemas.

Planos de aulas e eventos

Pode parecer improvável, mas uma das funções de consultoria é ajudar na elaboração de planos de aulas e dos eventos oferecidos aos hóspedes do hotel, resort, condomínio ou frequentadores da academia.

Serviços essenciais

A consultoria pode fornecer alguns serviços essenciais para sua empresa. Essa terceirização pode ser muito útil na hora de fornecer aos clientes serviços como aulas de musculação e natação, limpeza e manutenção das piscinas e equipamentos, atendimento ao público etc.

Outro benefício de contratar empresas que realizam a manutenção de piscinas e equipamentos é a economia de recursos, além da possibilidade de adquirir o melhor serviço oferecido no mercado. Falaremos mais sobre isso no decorrer do texto.

Legislação e normas para piscinas

É possível também contratar uma consultoria para ajudá-lo a entender a legislação relacionada a piscinas de uso coletivo (clubes, condomínios, academias etc.).

Nesse caso, a consultoria é essencial para que o estabelecimento esteja dentro das normas exigidas por órgãos reguladores como a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Química. É importante que a consultoria esclareça pontos do Decreto Estadual nº 4.447, Projeto de Lei nº 1.112, Artigo 1.348 do Código Civil e Lei Estadual nº 6.772. Todas essas normas regulamentam o uso de piscinas coletivas e precisam ser consideradas em locais que oferecem esse serviço.

Além disso, questões como estrutura de segurança, normas para a casa de máquinas, bombeamento e tratamento da água devem ser pensados com cuidado e de acordo com a lei. Por isso, contratar uma consultoria que atue nesse sentido não apenas vai evitar custos com multas e indenizações, mas também vai garantir a segurança dos frequentadores da piscina.

Como a consultoria e a terceirização podem reduzir os custos?

Você já percebeu que contratar uma consultoria e terceirizar alguns serviços pode ser bastante vantajoso para uma empresa. No primeiro caso, os gestores vão economizar ao otimizar processos, aplicar soluções para problemas diversos e antecipar estratégias.

Já a terceirização, se for feita com uma empresa responsável e consolidada no mercado, possibilita a economia com encargos trabalhistas, treinamentos, licenças e outras questões relacionadas ao quadro pessoal da organização.

A escolha da empresa que fará consultoria e serviços essenciais é muito importante. Por isso, alguns passos precisam ser levados em consideração. Confira alguns deles:

  • pesquise bastante as empresas disponíveis no mercado;
  • compare preços e negocie pagamentos;
  • converse com outros clientes da empresa;
  • faça testes com os produtos que ela oferece;
  • deixe bem claras as suas expectativas e objetivos com o serviço;
  • questione sobre devoluções de produtos ou serviços fora da expectativa.

Ao seguir essas diretrizes, você estará fazendo a escolha certa e reduzirá custos com os serviços de uma empresa terceirizada. Algumas delas, inclusive, oferecem não apenas os serviços terceirizados, mas também a consultoria de vendas e gestão de negócios.

Em quanto tempo os custos serão reduzidos?

É importante entender que toda mudança é um processo e que o tempo de sucesso vai depender de inúmeros fatores. Os custos podem ser reduzidos quando se tem uma empresa prestando os serviços e quando a organização conta com uma consultoria eficiente, mas os resultados levam tempo.

O ponto chave nessa questão é contratar boas empresas, conforme explicamos anteriormente, e seguir as indicações desses profissionais. Com as equipes trabalhando em conjunto para atingir os objetivos, certamente os resultados devem aparecer antes do que se imagina.

Gostou desse conteúdo sobre consultoria para academia? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no Facebook e no Google Plus.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This