VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Exposição à luz solar, redução do estresse e queima de muitas calorias. Além desses benefícios, a possibilidade de praticar exercícios na piscina fazem dela uma verdadeira aliada da saúde.

A maioria das pessoas, quando pensa em ter uma piscina à disposição, associa logo essa ideia a muitos momentos de diversão em família, e essa é uma expectativa realmente garantida para adultos e crianças.

Porém, o que muitos desconhecem é que os benefícios dessa opção de lazer vão além da distração. Diferentemente do que muitos pensam, é possível desenvolver um trabalho direcionado para partes específicas do corpo por meio de exercícios na piscina.

Além da eficiência comprovada dessas atividades, trata-se de uma ótima opção para reunir a família em torno de um projeto de verão mais saudável, não é mesmo?

Por que fazer exercícios na piscina?

Praticar exercícios na água tem muitas vantagens. Conheça algumas delas:

  • É uma opção muito agradável — especialmente durante os períodos quentes do ano, quando o calor deixa as pessoas menos dispostas — principalmente em ambientes fechados;
  • Com o devido cuidado e uso de protetores solares, o corpo fica exposto ao sol e obtém benefícios, inclusive a produção de vitamina D;
  • A resistência oferecida pela água exige que nosso corpo faça um esforço maior para realizar os movimentos, o que consome muitas calorias;
  • Cercado por água, o praticante não corre o risco de quedas;
  • As atividades realizadas na água causam muito menos impactos às articulações, o que previne lesões.

Então, que tal conhecer alguns desses exercícios e transformar sua piscina em uma academia aquática que garante muita diversão e saúde para a família? Vamos começar?

1. Exercícios para o sistema cardiovascular

Corrida dentro da água

Material utilizado: nenhum.

Durante alguns minutos, tente correr de uma borda a outra, elevando os joelhos até a altura dos quadris. A resistência da água exige do corpo um esforço maior que uma corrida normal, o que é excelente para o sistema cardiovascular.

Hidrostep

Material necessário: step apropriado para água, com peso e um aparelho de som (opcional).

Nessa atividade, são feitos os mesmos movimentos de uma aula de step realizada na academia. Ou seja, subir, descer e saltar, com diferentes velocidades e possibilidades de alternar as pernas e repetir movimentos.

Com o auxílio da música, podem ser criadas “coreografias” que tornam a atividade muito divertida.

Dentro da água, esse exercício não apresenta riscos de lesões, pois não há possibilidade de quedas, e o impacto nos joelhos é muito menor do que a modalidade realizada no solo.

2. Exercícios para braços

Vai e vem

Material necessário: espaguete.

Estique seus braços um pouco abaixo do peito, ainda submersos. Segure o espaguete firmemente e movimente-o para frente e para trás, para cima e para baixo.

Movimentos com arco

Material necessário: espaguete.

Para quem está começando e ainda prefere realizar movimentos com um pouco menos de resistência, uma opção interessante é segurar o espaguete formando um arco.

Dessa forma, as mãos ficam dentro da água, mas o equipamento fica praticamente todo para fora, facilitando o exercício.

Fique em pé, com os braços dentro da água. Segure o espaguete pelas pontas e aproxime os braços e mãos. O centro do espaguete vai subir e formar um arco, ou um “U” invertido.

A partir dessa posição, você pode fazer os mesmos movimentos do vai e vem: para frente e para trás, para cima e para baixo.

3. Exercícios para tronco e cintura

Rotação com espaguete

Material necessário: espaguete.

Muito parecido com o anterior, nesse exercício é necessário segurar o espaguete da mesma forma, porém rotacionando o tronco para a esquerda e para a direita.

4. Exercícios para pernas

Chute

Material necessário: nenhum.

Fique de costas para a borda da piscina e apoie seus braços no espaguete ou mesmo na borda. Eleve seus joelhos a um ângulo de 90° e estenda a parte de baixo da perna para frente, chutando a água. Repita com a outra perna.

Pula-pula

Material necessário: minitrampolim ou cama elástica.

Nesse exercício, que é muito divertido, realizam-se movimentos comuns na aula de jump, porém dentro da piscina.

A resistência da água exige um esforço mais intenso, o que potencializa o resultado dessa atividade. Além disso, o praticante pode se sentir perfeitamente seguro. Afinal, em caso de desequilíbrio, não existe o risco de uma queda e de lesões decorrentes dela.

Vale pular verticalmente, saltar alternando as pernas, saltar fazendo movimentos laterais ou rotacionando, entre outras possibilidades.

Elevação invertida

Material necessário: nenhum.

Em pé na piscina, estenda os braços para a frente, mantendo-os na altura dos ombros. Eleve a perna esticada até que a ponta do pé toque a mão contrária. Retorne à posição inicial.

Não se esqueça de realizar o mesmo exercício com a outra perna.

5. Exercícios para o bumbum

Flexão com resistência

Material necessário: espaguete.

Em pé na piscina, flexione o joelho de uma das pernas para trás, até que o calcanhar alcance o glúteo. Para tornar o exercício mais eficiente, apoie um espaguete no peito do pé (ele ficará em forma de U).

Ao utilizar esse equipamento, você perceberá que, como o espaguete não quer afundar, será necessário fazer uma boa força para vencer a resistência.

Flexão à frente

Material necessário: espaguete.

Em pé na piscina, apoie-se em uma das pernas e estenda a outra. Coloque o espaguete em forma de U sob a planta do pé. Flexione o joelho, trazendo o pé para perto do corpo até formar um ângulo de 90° (como quando nos sentamos).

Repita depois o exercício com a outra perna.

6. Exercícios para o abdômen

Abdominal sentado

Material necessário: colete para flutuação.

Com o suporte do colete, fique sentado, flutuando na piscina. Una as pernas à frente do corpo, mantendo os joelhos levemente flexionados. Então, traga as coxas em direção ao peito e volte à posição inicial, repetidamente.

Rotação de tronco sentada

Material necessário: colete para flutuação.

Ainda na posição sentada, flexione os joelhos e projete o quadril um pouco para a frente. Rotacione os joelhos bem unidos para a direita e para a esquerda, como se estivesse traçando um semicírculo ou U invertido.

Nesses exercícios para abdômen, é possível substituir o colete pelo espaguete, tomando apenas o cuidado de contornar as costas com ele, prendendo-o sob as axilas, de cada lado.

E aí, ficou animado para aproveitar o verão e fazer muitos exercícios na piscina? Então, não perca tempo e curta a nossa página no Facebook! Lá você sempre encontra dicas para aproveitar sua piscina da melhor forma.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This