VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Manutenção da piscina no verão

Para que a piscina possa manter a água saudável e segura, ela deve ser cuidada diariamente, de maneira correta para a durabilidade ser maior e também para economia. Quando uma piscina tem a manutenção correta, evitam-se tratamentos para eliminação de bactérias e algas que são problemas recorrentes em uma piscina mal cuidada.

Os cuidados mais básicos com uma piscina são: inserção de cloro, medição de ph e limpeza da sujeira. A manutenção da piscina é primordial para manter o aspecto visual e também aumentar a segurança e a comodidade de quem a frequenta.

Manutenção da piscina coletiva e de uso especial

A utilização de piscinas coletivas/de uso especial possui regulamentação segundo a Resolução n° 0003 de 15/02/2001. É obrigatório possuir alvará de sanitário e profissional da área química como responsável técnico.

Além disso, devem ser realizadas análises físico-química periódicas, além de registro de ph e cloro diário em livro. Para cumprir todas essas normas, o responsável pela área de lazer do local deve ficar atento em relação a manutenção da piscina, principalmente no verão, que há uma intensa utilização dessa área de lazer.

Qual a diferença entre piscina coletiva e especial?

A diferença é que a piscina coletiva é utilizada em clubes, hotéis, academias, condomínios, entre outros espaços para o fim de esporte e recreação. Já a piscina especial é utilizada para fins de tratamentos e terapias.

Para escolher a melhor manutenção, deve-se considerar a quantidade de usuários da piscina, se ela é aberta ou fechada, se a piscina é aquecida ou não. Diferentes fatores influenciam na escolha dos produtos, na frequência dos tratamentos, na escolha dos produtos utilizados entre outros aspectos. Consulte um profissional especialista para a manutenção da sua piscina.

Manutenção da piscina residencial

As piscinas residenciais são de uso particular, de uso de seus proprietários e convidados. É ótimo ter uma piscina em casa para relaxar e se refrescar no calor, não é verdade? Mas ao mesmo tempo que aumenta a diversão, aumenta o trabalho.

A manutenção da piscina residencial é necessária pois evita o excesso de cloro, deixando o elemento químico balanceado e na medida para deixar a água saudável, mantém a água cristalina, sanitizada e não corrosiva.

Mas cuidado, pois como não há obrigatoriedade de possuir um técnico especializado para limpar a piscina, o serviço pode ser realizado de maneira incorreta.

Para diminuir o trabalho, cuide da sua piscina semanalmente. A manutenção da piscina é primordial para manter o aspecto visual e também aumentar a segurança e a comodidade de quem a frequenta.

Passo a passo para a manutenção da piscina

– Verificar o funcionamento do pré-filtro e filtrar a água todos os dias – a água não pode ficar parada – o motor da piscina deve ser ligado cerca de 3 horas;
– Ajustar o pH para a faixa ideal de 7.2 a 7.6 com auxílio do estojo de teste;
– Adicionar cloro granulado, na proporção de 4gr/m³ dia sim, dia não, conforme necessário para purificação da água (germicida/bactericida);
– Aplicar 5ml/m³ de algicida de manutenção uma vez por semana para evitar o desenvolvimento de algas trazidas pela chuva, vento, etc. No caso de piscinas de fibra ou vinil, utilizar o algicida fibra/vinil;
– Utilizar 1,5 ml de clarificante e floculador;
– Limpar as bordas utilizando o material apropriado para limpeza;
– Aspirar o fundo da piscina 2 ou mais vezes por semana, conforme for necessário, para remover sujeiras assentadas.

Porque a manutenção da piscina no verão deve ser mais frequente?

Como nesta estação do ano a piscina é muito utilizada, é necessário colocar cloro todos os dias. Há uma grande rotatividade de pessoas e por esse motivo é essencial prevenir possíveis transmissões de doenças e proliferação de microrganismos que aumentam no calor.

O ideal é aumentar a cloração, controle do ph e a filtração. Os cuidados devem ser recorrentes e diários. Você sabia que com o excesso de sol o cloro se dissolve mais rapidamente? A quantidade de impurezas também aumenta nessa estação do ano.

Como funciona a manutenção no inverno?

A manutenção da piscina no inverno não deve ser deixada de lado. Mesmo com pouca utilização, a piscina fica exposta a intempéries como chuva, aumentando a chance de bactérias, algas e outros microrganismos se instalarem na sua área de lazer.

– Colocar o cloro 1 vez por semana;
– Medir a alcalinidade 1 vez por mês;
– Medir o ph 1 vez por semana;
– Clarificar e medir o cloro livre 1 vez por semana;
– Aspirar, peneirar, escovar, decantar quando necessário;
– Filtrar a água 6h por dia;
– Limpar o pré-filtro 1 vez por semana;
– Utilizar Cloradores flutuantes;
– Utilizar tela ou capa de proteção.

Lembre-se que cada piscina possui a sua especificidade. Isso é apenas uma orientação padrão para a manutenção de piscinas no inverno. Não deixe a sua área de lazer mal cuidada! Cuide dela para evitar problemas e economizar dinheiro.

Como manter sua piscina

A Pool Rescue disponibiliza uma vasta linha de equipamentos dedicados a segurança na Piscina, tudo para que você e sua família aproveite a hora do lazer sem nenhuma preocupação. Produtos para limpeza, segurança e bem estar. Decoração e iluminação.

Procurando produtos e acessórios para a sua piscina? Conheça a loja virtual da Pool Rescue, clicando aqui.  Atendimento ao cliente: (21) 2432-3000 – Estaremos prontos a atendê-lo!

 

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This