VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Ter uma piscina em casa é uma ótima opção de lazer para a família e para os amigos. Porém, é preciso conservar a piscina para que ela não se torne um problema. Os vazamentos são um ponto que precisa de atenção quando há suspeita de que estejam acontecendo.

Neste artigo, vamos te ajudar a identificar, encontrar e resolver vazamentos na piscina. Acompanhe!

Tenha certeza de que o vazamento está acontecendo

Antes de buscar uma solução para os vazamentos na piscina, tenha certeza de que ela realmente está vazando. É preciso considerar que é natural a água da piscina baixar um pouco o seu nível. O calor, as condições climáticas e até mesmo ventos são fatores que causam evaporação.

A evaporação natural normal é de cerca de 3 mm por dia, mais do que isso pode ser considerado como um vazamento. Para saber a quantidade de água perdida, você pode solicitar a ajuda de um profissional ou realizar testes caseiros antes de chamá-lo.

Como fazer

Se você suspeita que sua piscina está perdendo mais água do que deveria, marque o nível da água em um dia e observe no outro o quanto ela baixou. Isso pode ser feito com uma fita crepe, por exemplo. Basta colar um pedaço de fita no nível que a água se encontra e no dia seguinte medir o nível de perda.

Outro teste que pode ser adotado é o do balde. Coloque um balde com água na escada da piscina e deixe o nível dentro e fora do balde igualados. No dia seguinte, se a água de fora estiver mais baixa, é indício de que há vazamentos na piscina.

Outra observação que pode ser feita é a presença de umidade ao redor da piscina, mesmo que ela não tenha sido utilizada. Essa umidade indica que a água está sendo perdida por algum lugar.

Evite fazer os testes em dias chuvosos no caso de piscinas ao ar livre, pois eles podem gerar resultados equivocados. Se você estava testando a piscina e durante a noite chover, repita o teste antes de chegar a uma conclusão.

Saiba como identificar onde estão os vazamentos na piscina

Os vazamentos na piscina podem acontecer por diversas razões e em todos os tipos de piscina. Sendo de alvenaria, de fibra, revestida em fibra ou vinil, a piscina pode apresentar problemas que levam a esse escape.

É importante descobrir se o vazamento está acontecendo nos equipamentos, nas paredes da piscina ou no fundo. Para isso, basta observar o maquinário desligado e em funcionamento.

Se na casa de máquinas tudo estiver funcionando perfeitamente, você pode observar possíveis danos na estrutura da piscina. Rachaduras, azulejos soltos e bolhas na estrutura são alguns pontos possíveis para o vazamento.

Identificar se o escape da água está acontecendo nesses pontos observados também é fácil, basta deixar que a piscina perca água e controlar a perda todos os dias. Se ela parar de vazar no ponto suspeito, é sinal de que ali está o problema.

Nas piscinas que possuem iluminação, canos, retornos, grelhas de sucção, hidromassagem, aquecedor e outros recursos, o vazamento pode acontecer nesses locais. É muito comum que esse problema aconteça ali e também torna mais fácil identificar o vazamento, já que a água baixará até o nível onde eles se encontram.

Essa observação não substitui o olhar do profissional, porém, pode ajudar em seu trabalho e reduzir o tempo de avaliação da piscina. Com isso, o problema do vazamento será resolvido mais rapidamente, evitando o desperdício.

Os profissionais fazem testes aprofundados que podem incluir, além da observação, o uso de aparelhos de ultrassom, ar pressurizado ou outros necessários para diagnosticar o vazamento segundo cada suspeita.

Conheça os vazamentos mais comuns em 4 tipos de piscinas

Piscinas de alvenaria (azulejo ou pastilhas)

A falta de impermeabilização é um dos principais fatores causadores de vazamento nas piscinas de alvenaria. A microporosidade pode ser a razão da perda de água e o problema é que ela é mais difícil de ser identificada.

Por isso, é importante ter muita atenção na construção desse tipo de piscina e buscar por um profissional que possa realizar um projeto completo e bem feito.

Mas, o vazamento também pode estar em danos no revestimento, e a solução para esses casos pode ser a cristalização das fissuras, a impermeabilização do revestimento ou substituir por um tanque de fibra ou bolsão de vinil.

Piscinas de fibra

Os vazamentos em piscinas de fibra podem ser originados por danos na estrutura, causados pelo ressecamento do material ou assentamento mal feito, o que causa bolsões de ar que deformam a piscina. Mas os vazamentos também podem ter origem na má aplicação das camadas de fibra, que deixa bolhas na estrutura.

O reparo das bolhas é feito com o lixamento do local e reaplicação de fibra com cola. Já para o caso de rachaduras ou partes ocas, é preciso recorrer ao serviço especializado para avaliação da gravidade do problema.

Piscinas revestidas em fibra

A má aplicação da fibra nas piscinas revestidas também causa bolhas que levam a vazamentos. O aquecimento da manta e a falta de atenção aos cantos e às quinas da piscina também podem trazer problemas futuros.

Mais uma vez é preciso que a instalação seja feita por profissionais qualificados para evitar esses erros. Os reparos também são feitos com nova aplicação de fibra nos locais de vazamento.

Piscinas de vinil

No caso das piscinas de vinil, o vazamento pode ter diversas origens, que vão desde a má fabricação do material, pedras ou qualquer outro elemento danoso embaixo do vinil, má fixação, até o fim da vida útil do material, que fica ressecado.

Problemas pontuais de vazamentos na piscina de vinil são solucionados com reparos no material. Porém, caso a piscina toda já esteja apresentando problemas, o ideal é trocar o vinil ou então substitui-lo por fibra.

Não dispense o apoio profissional

Embora identificar e solucionar problemas de vazamentos na piscina não seja muito complicado em alguns casos, não dispense uma visita técnica de profissionais. Eles irão ajudar observando cada detalhe da piscina, seus equipamentos e estrutura, para apresentar um diagnóstico.

O reparo feito por profissionais também possui qualidade superior e você ainda tem a garantia do serviço. Então, é importante aprender e conhecer, mas recorra ao serviço profissional também, pois vazamentos na piscina podem trazer danos maiores, como o comprometimento de construções, caso a unidade chegue até elas.

Se você gosta de participar ativamente dos cuidados com sua piscina, visite a loja virtual da Pool Rescue e conheça as diversas opções de produtos para manutenção, reparos, acessórios, decoração e outros mais.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This