VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Mais do que um equipamento para relaxar, a opção por uma hidromassagem em casa é sinônimo de estilo de vida. Afinal, ela é ideal para viver os momentos de tranquilidade com a família e os amigos. E, para que não haja surpresas desagradáveis, a manutenção com os produtos para hidromassagem precisa ser periódica.

Sendo assim, é importante ter em casa tudo o que for necessário para manter a banheira e a água limpas. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro dos produtos para hidromassagem que não podem faltar em sua casa!

1. Por que a limpeza é primordial no sistema de hidromassagem?

Além das banheiras de hidromassagem – mais indicadas para banheiros , existem as opções spas e ofurôs, que podem ser instaladas do lado de fora. Todas funcionam com um sistema semelhante de jatos de água e bolhas de ar, necessitando de limpeza frequentemente.

Em geral, os equipamentos são compostos por filtros, retornos, drenos, aquecedores acoplados, entre outros acessórios. A temperatura da água pode variar entre 32°C e 34°C, dependendo do modelo.

Daí a necessidade de redobrar os cuidados para manter a água limpa e com qualidade. Afinal, quanto mais alta for a temperatura da água, mais os usuários vão transpirar dentro da banheira — é justamente a intensidade do suor liberado que contribui para o desenvolvimento dos microrganismos.

2. O que fazer quando os jatos de água acumulam sujeira?

Você resolveu reunir os amigos para descontrair e aliviar todo o estresse acumulado durante a semana, certo? Só que, na hora de ligar a hidro, os jatos d’água acabaram arrastando muita sujeira para a banheira. Nada de pânico: um procedimento rápido vai liberá-la a tempo.

Primeiro, é preciso encher a banheira até 10 cm acima do jato mais alto. Em seguida, o equipamento deverá ser ligado por 10 a 15 minutos com produtos para hidromassagem que vão limpar os tubos.

Assim que sair toda a sujeira, esvazie a banheira e encha novamente com água fria, deixando os jatos agirem por mais cerca de 10 minutos. Para finalizar, esvazie a banheira e limpe-a. Depois disso, ela já estará pronta para uso.

3. Como higienizar a banheira vazia?

A cada troca de água da hidromassagem, é imprescindível fazer a higienização. Em geral, são indicados produtos específicos para determinado tipo de banheira (de porcelana ou fibra de vidro, por exemplo).

O ideal é sempre conferir com o fabricante os produtos para hidromassagem mais indicados na manutenção, a fim de evitar danos às peças. Vale lembrar que os produtos adequados são encontrados em lojas especializadas. Em ambos os casos, deve-se evitar produtos abrasivos como esponjas de aço.

É muito importante, nesse processo de limpeza, verificar se o ralo não está obstruído. Portanto, é bom manter vigilância para não deixar acumular fios de cabelo e restos de sabonete.

Limpeza dos filtros

Os filtros são de fundamental importância no processo de manutenção da sua hidromassagem. Afinal, são eles que retêm aquelas impurezas difíceis de se evitar durante o banho. Portanto, é necessário limpá-los frequentemente.

Sendo assim, sempre que a banheira for esvaziada, os filtros devem ser retirados e mergulhados em uma solução própria para limpeza da peça. Para colocar de volta, certifique-se de que ele esteja devidamente encaixado. Assim, não haverá risco de entrar água dentro dele.

Para determinados modelos, o ideal é optar por filtros de cartucho. Eles são considerados mais eficientes na retenção de pequenas partículas do que os filtros de areia, comum em piscinas. O prazo para troca varia de três meses a um ano, dependendo da frequência de utilização.

4. De que forma utilizar os produtos para hidromassagem?

Para quem utiliza a hidromassagem com frequência mas quer fugir do incômodo de sempre ter que esvaziá-la e enchê-la novamente, a solução é deixá-la cheia. Nesse caso, será preciso tratar a água, como a de uma piscina.

Portanto, serão necessários produtos para hidromassagem com a finalidade de controlar o pH e conter a proliferação de algas e microrganismos como as bactérias. Mas tenha atenção: a utilização de cloro não costuma ser indicada pela maioria dos fabricantes — dependendo do material, esse tipo de sanitizante pode ressecar as peças.

Além disso, um banho com produtos menos agressivos é muito mais prazeroso, não é mesmo? Isso fica ainda mais verdadeiro quando falamos de equipamentos em que um dos principais atrativos é a temperatura elevada. Afinal, todo o cuidado é pouco quando o assunto é pele e cabelo.

Equilibrando o pH da água

Além do procedimento de purificação da água, é muito importante equilibrar o seu pH, deixando-a mais propícia ao banho. Com os níveis de acidez controlados ao menos uma vez na semana, os produtos utilizados na limpeza também serão mais eficazes no combate às algas e bactérias.

Para realizar o teste, é muito simples — as embalagens das fitas de pH já disponibilizam gráficos como parâmetros. Basta inserir uma tira de pH em uma amostra de água, colhida do meio da banheira, e comparar o resultado. Para o equilíbrio, um balanceador de pH líquido poderá ser utilizado.

Purificador de água é uma opção

A instalação de ozonizadores é a opção perfeita para quem prefere manter a hidromassagem cheia. Isso porque a peça utiliza o ozônio, uma forma alotrópica do oxigênio, para um processo eficiente de purificação da água.

Para você entender melhor, a cadeia molecular do oxigênio se rompe assim que o ozônio recebe descargas elétricas (em média, por 8 segundos). Nesse tempo, ele atua como bactericida, algicida, fungicida e desodorizante, sem deixar resíduos na água ou no ar.

Por meio desse equipamento, a água torna-se mais limpa e mais segura, livre de bactérias e outros microrganismos. Outra vantagem é a de reduzir a troca da água. Além do mais, ele é fácil de ser colocado e tem um custo-benefício considerável, já que reduz os gastos de produtos para manutenção.

5. Que tal retirar os resíduos de produtos de beleza que saem na água?

Não há como evitar a contaminação da água pela utilização de óleos no corpo e nos cabelos, loções hidratantes e até maquiagens. Além de deixar a água turva, os filtros podem ser entupidos. Por isso, é fundamental utilizar uma esponja de absorção de óleo flutuante.

Dispensado na banheira, a objeto flutuará na água e absorverá todos os resíduos oleosos. A esponja deve ser espremida frequentemente para tirar o excesso dos produtos e deverá ser substituída quando não flutuar mais.

Com essa lista de produtos para hidromassagem, você tem todas as chances de prolongar a vida útil da sua banheira e deixá-la brilhando. Que tal conhecer a loja da Pool Recue e conferir o produto certo para a sua hidromassagem? Acesse o nosso site!

 

POSTS RELACIONADOS


Share This