VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Garantir a segurança da piscina é essencial para que todos os banhistas possam aproveitar bem o dia de diversão. E um dos itens de segurança que merecem atenção é a cadeira para salva vidas de piscina.

Parece ser algo simples, que basta ir à loja e escolher uma, mas existem diversos tipos de cadeiras e algumas opções podem ser mais adequadas do que outras — é preciso verificar o local onde se encontra a piscina, a altura da cadeira, os materiais, entre outras questões.

Para que você não fique perdido e possa escolher a melhor opção, montamos esse pequeno guia com algumas questões para você levar em consideração ao escolher a sua. Continue lendo e descubra!

Entenda a função da cadeira para salva vidas de piscina

Os guardiões de piscina precisam estar sempre atentos a tudo que acontece. Por isso, a cadeira é tão importante, já que é com o auxílio dela que ele terá uma visão ampla da piscina.

Segundo o Art.30 do decreto de Lei Nº 4.447/81 do Estado do Rio de Janeiro, toda piscina recreativa — seja em clubes e condomínios, seja em hotéis —, deve dispor de um guardião por piscina e uma cadeira de observação com, no mínimo, 80 cm² de assento e proteção de sol.  

Logo, o item não é apenas decorativo ou para descanso. Portanto, esqueça as cadeiras comuns — é obrigatório investir em um modelo adequado especialmente para essa função.

Como você pode notar, também não basta ser uma cadeira alta, como um banco, por exemplo. A cadeira para salva vidas de piscina deve ter a altura ideal para que o guardião consiga enxergar toda a área da piscina, os seus usuários e consiga descer facilmente quando a emergência surgir.

Com tudo isso em mente, é hora de escolher a sua cadeira! E, para começar, o ideal é pensar no material. Vamos lá?

Analise o melhor material para a cadeira

Tudo dependerá de onde está a sua piscina. Mesmo no Rio de Janeiro, existem lugares mais frios e com mais ventos, portanto, leve isso em consideração. Para os locais em que a incidência do calor é menor, o material mais aconselhável é a fibra de vidro, pois ela é mais quente e mais confortável para temperaturas mais baixas.

Em locais cuja temperatura é mais elevada, a melhor opção é a madeira — que absorve menos o calor. Existem algumas opções no mercado que usam esse material no assento e na base para os pés com aço galvanizado no restante. Isso garante maior durabilidade da cadeira, já que o aço galvanizado recebe tratamento anticorrosivo. Além disso, o aço é mais leve e mais fácil de transportar.

Confira as especificações

A norma estadual é bem clara: a cadeira deve ter altura mínima de 1,80 metros e ser instalada em um local que permita ao guardião ter plena visibilidade da piscina. Além disso, é preciso que a cadeira tenha uma escada fixa e guarda-sol.

Alguns modelos antigos desse item de segurança vinham com rampas, entretanto, foram descontinuados por causarem acidentes ao guardião e dificultarem o tempo de salvamento.

Escolher bem esse item de segurança não é uma tarefa complicada. No entanto, esperamos que as nossas dicas tenham deixado essa missão ainda mais fácil.

Caso queira receber mais dicas valiosas como esta sobre a cadeira para salva vidas de piscina, aproveite para assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail. O que acha da ideia?

POSTS RELACIONADOS


Share This

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-content/plugins/https-redirection/https-redirection.php on line 47