VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Para usar sozinho, com amigos ou a família, a hidromassagem é uma forma de relaxar o corpo e a mente. Os benefícios da hidromassagem vão desde o tratamento de lesões e doenças crônicas até o alívio de dores musculares, passando também pelo controle da pressão arterial. Se você já considerou adquirir uma hidromassagem, este post foi escrito especialmente para tirar suas dúvidas!

Confira 7 benefícios da hidromassagem para a sua saúde e algumas recomendações para utilizá-la com segurança:

Benefícios da hidromassagem

Alívio de dores nas articulações

Portadores de doenças como artrite e artrose podem se beneficiar muito com sessões de hidromassagem. Os vasos sanguíneos dilatam com o calor da água, fazendo o sangue fluir melhor por eles e reduzindo o incômodo nas articulações e juntas. Aliada aos medicamentos adequados, a hidromassagem é uma forma de garantir qualidade de vida aos pacientes.

A dilatação dos vasos e os jatos de água ajudam a diminuir o inchaço nas articulações, pernas e pés. Assim, os benefícios da hidromassagem também são válidos para pessoas que passam muito tempo em pé e sofrem com o inchaço no fim do dia.

Melhora na circulação

Em temperaturas altas, entre 35°C e 37°C, a água da hidromassagem cria uma espécie de pressão sobre o corpo, aumentando o ritmo cardíaco. Dessa forma, o coração bombeia mais sangue pelo corpo, atuando como um exercício físico moderado. Não há sobrecarga do coração, mas a atividade deve ser autorizada por um médico para portadores de problemas cardíacos.

É essa circulação aumentada que provoca o relaxamento dos músculos, atenuando dores de cabeça e nas costas, por exemplo, que costumam ter origem por tensão muscular.

Tratamento de lesões

Atletas se beneficiam constantemente da hidromassagem. A hidroterapia é reconhecida mundialmente como alternativa para tratar lesões musculares, contusões e torções em conjunto com técnicas de fisioterapia e a hidromassagem comprovadamente auxilia na reabilitação.

Além disso, a hidromassagem ajuda a recuperar as energias após os treinos, sendo uma boa pedida para atletas de qualquer nível, não apenas profissionais de alto desempenho.

Terapia para osteoporose

Para os idosos, os benefícios da hidromassagem vão além do relaxamento. Estudos recentes indicam que a osteoporose pode ser tratada utilizando a hidromassagem para fazer exercícios físicos.

A água reduz o impacto nos ossos, tornando o tratamento mais eficaz e até mais barato, já que pode ser reproduzido em casa, com a instalação dos jatos de hidromassagem na piscina.

Limpeza de pele

O calor da água ajuda a dilatar os poros da pele, facilitando a liberação de impurezas. Essa ação é fundamental para manter o aspecto de viço da pele e os efeitos são potencializados pelo relaxamento da hidromassagem.

Além do relaxamento físico, um dos benefícios da hidromassagem é a redução do estresse mental pela liberação de endorfinas — hormônio relacionado ao bom humor, que tem efeito antienvelhecimento por ajudar na eliminação dos radicais livres.

Perda de peso

A ação da hidromassagem sobre o sistema linfático estimula a drenagem de líquidos nos tecidos, auxiliando a desinchar membros como pernas e pés e podendo influenciar na perda de peso.

Banhos regulares de hidromassagem demonstram efeitos visíveis sobre as celulites e áreas de flacidez e combinados com o uso de cremes e óleos podem melhorar a hidratação e a textura da pele.

Melhora da qualidade do sono

O relaxamento é o maior dos benefícios da hidromassagem. Após um dia corrido, de estresse e preocupações, um banho relaxante é a melhor alternativa para uma noite de sono tranquila e duradoura.

Pessoas que sofrem de insônia podem apostar na hidromassagem como um tratamento, buscando aproveitar a água quente para relaxar não apenas o corpo, mas a mente. O aumento na oxigenação e o relaxamento muscular são fundamentais para garantir uma boa noite de sono.

Cuidados gerais com a hidromassagem

Algumas medidas de segurança são clássicas para banheiras ou piscinas com hidromassagem:

  • Prender cabelos compridos, para evitar que sejam sugados pelos filtros ou ralos;
  • Controlar a temperatura para que não passe dos 35°C para crianças e dos 50°C para adultos;
  • Não permanecer por mais de 20 minutos em um banho de imersão em água quente, pois há risco de desidratação;
  • Manter bebidas geladas não alcoólicas por perto, pois ajudam a evitar a desidratação;
  • Evitar o uso da hidromassagem quando se sentir sonolento ou cansado, pelo risco de afogamento.

Além dessas medidas, alguns indivíduos precisam prestar atenção extra ao utilizar a hidromassagem:

Mulheres grávidas

Banhos de imersão e saunas (secas e a vapor) não são recomendados nas primeiras sete semanas de gravidez. O calor em excesso eleva a temperatura corporal da mulher, e alcançar temperaturas acima de 38,8°C por dez minutos ou mais pode colocar mãe e bebê em risco. Os riscos de aborto são aumentados, bem como as chances de malformações congênitas.

Após o primeiro trimestre, porém, a hidromassagem é uma opção segura, podendo ser utilizada por até 10 minutos para reduzir inchaços e outros desconfortos físicos causados pela gravidez.

Portadores de diabetes

Estudos já realizados dão conta de que pacientes portadores de diabetes tipo II apresentaram dependência de doses menores de insulina após o uso controlado da hidromassagem — 30 minutos diários, 6 dias na semana. Nos mesmos pacientes também foi verificada perda de peso e queda nas taxas de glicose, além de melhoria na qualidade do sono.

Apesar disso, é importante consultar um médico e avaliar as melhores formas de utilizar a hidromassagem a seu favor caso seja portador da doença e seguir à risca as recomendações feitas.

Pessoas com pressão oscilante

Um dos benefícios da hidromassagem é melhorar a circulação sanguínea, como dito no começo deste post. A dilatação dos vasos sanguíneos ajuda a reduzir a pressão arterial e, por isso, pessoas com histórico dos chamados “picos de pressão” devem ter cuidado ao utilizar a hidromassagem.

O aumento ou a diminuição repentina da pressão arterial pode causar mal estar e até desmaios, com o risco de afogamento em banheiras ou piscinas com hidromassagem.

Agora que você já conhece os benefícios da hidromassagem e como utilizá-la com segurança, compartilhe estas informações em suas redes sociais e divida com seus amigos a qualidade de vida que a hidromassagem pode oferecer!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This