VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Embora seja um segmento de elevado retorno para o país, o turismo não escapa às necessidades de reduzir o consumo de recursos e, assim, garantir a sua lucratividade. Por isso, achamos de grande valia compartilhar com você algumas boas práticas para a economia de energia em hotéis.

São questões práticas e facilmente aplicáveis na sua rotina. Como resultado, os seus hóspedes vão valorizar a consciência ambiental exercitada internamente, o seu orçamento poderá ser direcionado em melhorias para o hotel e a economia vai se tornar uma aliada constante.

Confira e inspire-se em nossas 6 dicas para praticar a economia de energia. Boa leitura!

1. Adote sistemas inteligentes para a economia de energia

Hoje em dia, a tecnologia evoluiu a tal ponto que existem soluções personalizadas para contribuir com a economia de energia. Não apenas isso: às vezes, simples decisões no projeto arquitetônico do hotel se configuram em economia de energia. Abaixo, destacamos algumas delas:

  • cartões magnéticos que, além de abrirem as portas dos quartos, acionam a eletricidade do local, evitando o desperdício de consumo quando não houve ninguém nos aposentos;
  • filtros do aparelho de ar-condicionado sempre limpos e higienizados auxiliam na economia. O consumo de energia é maior quando há obstruções, como a sujeira acumulada;
  • valorize a circulação de ar natural nas áreas internas do seu empreendimento.

É de se destacar, também, que áreas iluminadas naturalmente fazem menos uso da energia elétrica. A área em torno da piscina coletiva, por exemplo, abre mão das lâmpadas

2. Invista em lâmpadas de LED

Reconhecidamente econômicas e duráveis, as lâmpadas de LED podem substituir os modelos convencionais incandescentes. Assim obtém-se uma iluminação melhor e com o uso mais econômico de energia elétrica.

3. Construções em vidro

Que tal considerar, em um projeto completo de piscina coberta, paredes envidraçadas para que o sol ilumine o local durante o dia? Não apenas isso: em outras áreas — nos apartamentos, inclusive —, as paredes em vidro fazem toda a diferença na economia de energia elétrica.

Esbanje desse material elegante e versátil para qualificar ainda mais as suas áreas de lazer, o restaurante e também as acomodações do seu hotel. Outra dica é o uso de tintas claras para pintar as áreas internas. Isso faz com que o ambiente seja iluminado com mais facilidade.

4. Considere o uso de aparelhos que façam economia de energia

Aparelhos eletrônicos munidos do Selo Procel são aqueles cujas marcas se preocupam em criar produtos econômicos e que não percam eficiência com isso. A lista de aparelhos é extensa:

  • TV;
  • frigobar;
  • refrigerador;
  • ar-condicionado;
  • computador.

Convém avaliar se os equipamentos do seu hotel possuem o selo e se eles estão estampados com a letra A — que é o nível de excelência em economia de energia.

5. Instale sensores de presença pelo hotel

Sensores de presença nos corredores permitem que o seu hotel trabalhe a economia de energia sem interferir no conforto dos hóspedes.

Afinal, à noite, quando o movimento é menor, as luzes permanecem apagadas e se acendem automaticamente assim que alguém passe pelo corredor. Logo, conveniência e segurança andam lado a lado em todos os ambientes do seu empreendimento.

6. Invista em fontes alternativas de energia

Por fim, você pode considerar o uso de sistemas de energia solar para praticar a economia de energia e ainda obter a sua própria fonte. Existem adequações a serem feitas, mas os painéis solares são alternativas excelentes. Investimentos que, em médio e longo prazo, tornam o seu hotel mais sustentável e preparado para diversos tipos de imprevistos — como a queda de energia elétrica.

Seguindo essas dicas, você vai perceber o quanto a economia de energia vai se transformar em uma natural consequência desses esforços básicos e contínuos. Mas, agora, queremos saber de você: deu para associar algumas das dicas aqui expostas para você aplicar no dia a dia do seu hotel?

Para ficar por dentro de outras ideias inspiradoras para o seu empreendimento, é só assinar a nossa newsletter e receber os nossos artigos diretamente no seu e-mail!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This