Fique ligado nessas dicas para instalação de piscina no terraço

Powered by Rock Convert
Loja VirtualPowered by Rock Convert

Ter uma piscina no terraço é o objetivo de muitas pessoas que moram em apartamentos com cobertura, pois este é um espaço ensolarado que costuma ser aproveitado para lazer e relaxamento. Se esse é o seu caso, você precisa saber quais os cuidados que devem ser tomados para que o seu sonho não se torne um pesadelo. 

Será que qualquer terraço está apto a receber uma piscina? Qual o material e modelos mais adequados? Como garantir que a instalação seja bem feita e evitar surpresas desagradáveis? Essas são algumas perguntas que você deve fazer enquanto pensa sobre a sua piscina nova.

Por isso, neste artigo vamos esclarecer essas e outras dúvidas, além de indicar os melhores modelos de piscina para você ter no seu terraço. Continue a leitura e veja as nossas dicas!

Verifique a estrutura

O primeiro passo para instalar uma piscina no terraço é verificar se a estrutura do prédio está preparada para receber sobrecarga. O ideal é contratar um profissional de engenharia para fazer essa avaliação, já que se trata de uma obra que mexe com concreto, hidráulica e outras questões estruturais.

Lembre-se que é preciso ter em mente o peso que a piscina terá quando estiver cheia, pois cada metro cúbico de água pesa uma tonelada. O peso total da piscina, portanto, é calculado com base na soma da área para banho, a água com os usuários dentro e o encanamento.

Faça a impermeabilização

A impermeabilização de todo o perímetro da piscina é importante em qualquer caso, mas ainda mais quando ela é no terraço. Essa é a melhor forma de evitar que algum vazamento passe para o andar de baixo da sua cobertura.

Esse procedimento deve ser feito por um profissional do ramo de piscinas. Afinal, imagine o transtorno que você pode ter caso a estrutura rache. Você não vai querer correr esse risco, certo?

Escolha o revestimento ideal

A escolha do revestimento para piscina é outro fator que previne vazamentos. Portanto não é apenas um detalhe decorativo.

O revestimento indicado para piscinas que ficam na cobertura é a fibra de vidro, por ser mais leve. O vinil também é leve, mas é frágil e pode rasgar. Em contrapartida, as piscinas de concreto podem ser muito pesadas, já as de alvenaria revestidas com pastilhas e azulejos, embora sejam relativamente leves, devem ser evitadas pois oferecem mais riscos de rachaduras.

Defina o modelo e acabamento da piscina no terraço

Por maior que seja o seu apartamento, certamente você terá um espaço menor do que no jardim de uma casa. Portanto a piscina não deve ser muito grande.

Piscinas redondas do tipo ofurô ou mesmo as quadradas e pequenas combinam bastante com terraços. Mas nada impede que você queira ousar e apostar em um modelo diferente. O importante é que ele esteja de acordo com o gosto dos moradores.

O acabamento é outro ponto importante. Uma boa ideia é elevar a área onde será instalada a piscina com um deck de madeira. Além de bonito, ele pode ser útil para abrigar a bomba d’água.

Pisos antiderrapantes também são interessantes. Busque opções que não acumulam calor, pois a tendência do terraço é ser uma área com incidência direta do sol, principalmente no horário mais quente, ao meio-dia.

Powered by Rock Convert

Abaixo, indicamos alguns modelos de piscinas de terraço para servir de inspiração.

Piscina pequena suspensa

Uma piscina pequena suspensa com o apoio de um deck de madeira evita a quebradeira na instalação e a dor de cabeça que isso pode gerar. Além disso, como já dissemos, é uma forma de aproveitar o espaço abaixo do deck para a bomba hidráulica ou mesmo para guardar utensílios de piscina, como boias e aqueles espaguetes de hidroginástica.

Piscina com sauna

Esse tipo dois em um acrescenta uma sauna, separada apenas por uma estrutura de vidro. Ela permite que a pessoa vá de um espaço ao outro apenas mergulhando. Tem sido muito usada em projetos de apartamentos no Rio de Janeiro.

Piscina de canto

O terraço não tem muito espaço? Use o canto para colocar a piscina e aproveite a parede para incluir uma cascatinha ou pedras naturais e dar um charme à decoração do espaço.

Piscina redonda

Piscinas redondas são bonitas e combinam perfeitamente com espaços pequenos. A ideia nesse modelo é apenas se refrescar e relaxar, sem grandes performances de natação!

Piscina oculta

Essa sugestão é para quem tem pouco espaço no terraço e precisa eventualmente usá-lo para outras coisas, como um espaço gourmet, por exemplo. Ao acionar um botão, a piscina oculta se move horizontalmente e se revela, ou se esconde, dando lugar a um deck. Entre outras vantagens está a preservação da limpeza e a segurança, já que ela pode ser “escondida” caso você receba crianças pequenas em casa.

Jacuzzi

Não é uma piscina, propriamente. Pode ser considerada até uma espécie de banheira, mas fica perfeita no terraço, pois é compacta e garante conforto ao morador.

Dica extra: não descuide da manutenção

A manutenção de uma piscina no terraço não difere da manutenção que deve ser feita na piscina de jardim, exceto pelo fato de que, no caso da primeira, os cuidados para evitar vazamentos devem ser redobrados. Por isso, cheque todos os dias se não há rachaduras internas.

Mantenha a água limpa de insetos e da sujeira que fica na superfície usando a peneira todos os dias e faça o tratamento químico para equilibrar os parâmetros de alcalinidade, pH e cloro. O filtro de areia deve ser verificado com frequência pois, mesmo que fique no alto de um prédio, a piscina está sujeita à ação do vento, da chuva e outros fatores que levam resíduos para dentro dela.

Como você viu, ter uma piscina no terraço é possível, basta respeitar o limite do peso que a estrutura suporta e tomar certos cuidados, como adotar uma boa impermeabilização de todo o seu perímetro. E cabe lembrar novamente: contrate profissionais da área para avaliar a viabilidade do projeto e executar a obra. Somos especialistas nisso e podemos dar todo apoio que você precisa nesse momento.

E agora que você já conhece algumas dicas sobre instalação de piscina no terraço, saiba agora qual é a piscina mais apropriada para coberturas. Boa leitura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.