Conheça os benefícios de ter uma casa com hidromassagem!

Powered by Rock Convert
Loja VirtualPowered by Rock Convert

Imagine chegar em casa cansado, depois de um dia estressante de trabalho, se servir de uma taça de vinho, colocar uma boa música e entrar em uma banheira de hidromassagem quentinha e cheia de sais contendo propriedades calmantes.

Parece uma cena de filme americano, não é? Mas, saiba que morar em uma casa com hidromassagem não é um sonho inalcançável. Não é preciso morar em nenhuma mansão, como muitas ainda acham erroneamente.

Neste artigo, vamos mostrar alguns fatores que explicam porque a hidromassagem em casa pode ser algo que vai muito além do estético, já que existem estudos que comprovam suas funcionalidades terapêuticas, promovendo a saúde e o bem-estar dos moradores.

Ficou curioso? Então continue a leitura! Vamos lá?

Como surgiram as banheiras de hidromassagem?

Antes de explicarmos porque as hidromassagens podem ser uma questão de saúde, é importante voltarmos um pouco no tempo para entendermos a história e evolução desse item.

Origem das banheiras

As primeiras banheiras simples da história foram desenvolvidas há pelo menos 500 A.C, quando eram utilizadas nos famosos banhos públicos. Nesse tempo, o ato de tomar banho tinha o intuito de ser algo muito mais social do que para higiene pessoal, já que muitas vezes eram nas banheiras que aconteciam reuniões de negócio e debates políticos entre a elite da época.

Foi somente partir do século XIX que as banheiras passaram a ter de fato a função para qual foram desenvolvidas: o banho propriamente dito. A prática ganhou popularidade na Inglaterra, já que as camareiras tinham o hábito de carregar banheiras portáteis para os aposentos dos membros da nobreza para que pudessem fazer a higienização corporal. Era comum que essas camareiras permanecessem nos cômodos enquanto os patrões se banhavam para ficarem enchendo manualmente a banheira de água quente, além de irem retirando a água suja.

Ainda neste século, o ato de se banhar foi ganhando finalmente importância e se tornando uma questão de saúde, já que as pessoas entenderam que poderia ser uma forma de prevenir doenças. Então, em 1810, foi desenvolvido o primeiro chuveiro, que era instalado a quase 4m de altura e tinha um reservatório de água posicionado logo abaixo dele. A técnica consistia em escovar essa água do reservatório e reaproveitá-la para o próximo banho.

Criação das Jacuzzis

Hoje em dia, a maioria das pessoas acredita que Jacuzzi seja sinônimo de hidromassagem, não é mesmo? Mas, a verdade é que Jacuzzi trata-se de uma marca, já que ela foi inventada pelo italiano Candido Jacuzzi em 1949.

O fato é que sim, foi ele quem desenvolveu o mecanismo das banheiras de hidromassagem como conhecemos hoje. O motivo da invenção foi a doença do filho de Jacuzzi, que tinha dores terríveis nos membros devido a uma doença inflamatória chamada artrite reumatoide. As dores só eram amenizadas com jatos de água quente na banheira, mas, como isso foi se tornando cada vez mais difícil de ser feito manualmente, o italiano inventou um mecanismo que fizesse isso de maneira automática, sem intervenção humana.

Foi aí que as banheiras de hidromassagem como conhecemos hoje em dia foram criadas.

Guia prático para escolher a sauna idealPowered by Rock Convert

Quais são os benefícios de morar em uma casa com hidromassagem?

Além de dar um charme e elegância a todo o banheiro, as hidromassagens também tem funções analgésicas e terapêuticas, já que muitas doenças, como artrite e artrose, por exemplo, podem ter seus sintomas amenizados com os jatos de água quente na área afetada. Confira outras vantagens das banheiras com hidromassagem!

Melhora na circulação do sangue

Quando a temperatura da água é alta, os jatos da hidromassagem fazem pressão sobre o nosso corpo, aumentando assim o ritmo cardíaco. Isso faz com que o coração tenha que bombear mais sangue pelo corpo, o que serve como um exercício físico de carga moderada.

Dores de cabeça

Os jatos da banheira de hidromassagem fazem com que os músculos relaxem, suavizando as dores pelo corpo, inclusive na cabeça. Além disso, se a pessoa sofrer de enxaqueca por vasodilatação, uma das maneiras melhorar os sintomas é jogando jatos de água FRIA na parte frontal e posterior do crânio, já que isso fará com que os vasos sanguíneos se constrinjam, aliviando, assim, a enxaqueca.

Tratamento de lesões musculares

A banheira de hidromassagem vem se tornado um item praticamente obrigatório na casa de atletas e pessoas que trabalham com atividades físicas extenuantes. Isso porque existe uma técnica feita por meio da hidromassagem chamada de Hidroterapia, que consiste na utilização das propriedades da água para reabilitar fisicamente pessoas com lesões musculares, torções e contusões, por meio de exercícios que são passados por fisioterapeutas de acordo com a necessidade de cada um.

Mesmo para aqueles que não possuem lesão, a hidroterapia auxilia na recuperação do vigor e energia após os treinos, sendo indicada para atletas de todos os níveis.

Melhora da insônia

Relaxar em uma hidromassagem depois de um dia corrido e estressante reduz o estresse de forma significativa, relaxando todo o corpo de forma que o sono venha com muita mais naturalidade e qualidade. Mas, cuidado! Quando estiver muito cansado e sozinho, evite bebidas alcoólicas ou tomar ansiolíticos, pois pegar no sono em uma banheira pode ser bastante perigoso.

Redução de celulite e varizes

Além de serem benéficas para a saúde, as banheiras de hidromassagem também trazem benefícios estéticos. Os jatos de água fazem uma verdadeira drenagem linfática, melhorando os aspectos da celulite e a acumulação de gordura em uma região específica.

Além desses benefícios mencionados, podemos citar também:

  • redução da pressão arterial;
  • redução do nível de açúcar no sangue;
  • limpeza das vias aéreas;
  • entre outros.

Modelos de banheiras

Existem diversos tipos de hidromassagens disponíveis no mercado. Na Pool Rescue, você pode encontrar a maioria deles, como a Hidromassagem Almeria Acrílico e Gel Coat, que vem com 5 jatos direcionais e 1 turbo jato, a Arosa Acrílico e Gel Coat, que disponibiliza aquecedor elétrico, 2 apoios de cabeça, 1 kit mini jato, etc, entre muitos outros modelos!

Como visto, as vantagens de morar em uma casa com hidromassagem vão muito além do que você imaginava, não é mesmo?

Se você ficou interessado e finalmente decidiu que é hora de instalar uma hidromassagem na sua casa, entre em contato conosco que ajudaremos você a encontrar o modelo que melhor atenderá as suas necessidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.