Veja 9 elementos para complementar a área de lazer da piscina

Powered by Rock Convert
Loja VirtualPowered by Rock Convert

A área de lazer com piscina é um espaço muito frequentado pelos moradores de um condomínio ou clube. No entanto, ninguém fica o tempo todo dentro da água, não é mesmo? Por isso, é interessante que esse espaço tenha outros recursos que o tornem mais atrativo e funcional para uma variedade de gostos.

Além de os moradores aproveitarem melhor essa área, certos diferenciais também ajudarão a valorizar o condomínio e as propriedades, aumentando a satisfação de todos. Foi pensando nisso que preparamos este artigo! Se você é um síndico ou gestor, o que acha de conhecer algumas ideias para deixar a área de lazer da piscina ainda mais agradável? Acompanhe!

1. Móveis específicos

Como a área de lazer com piscina também é um espaço para descanso, é preciso que ela esteja devidamente mobiliada. Desse modo, os moradores poderão relaxar com segurança em suas horas de folga.

É interessante posicionar em volta da piscina, em pontos estratégicos, cadeiras, espreguiçadeiras, bancos e outros móveis específicos para esse tipo de espaço. Não se esqueça de optar por bons materiais, pois assim você garante a durabilidade das peças e uma acomodação mais agradável.

2. Acessórios

Alguns acessórios são fundamentais para que a área de lazer com piscina seja ainda mais agradável. Esse é o caso dos guarda-sóis, que garantem proteção para quem não deseja se expor diretamente ao sol.

As boias são mais um item importante. Além de tornarem o mergulho mais gostoso, promovem a segurança para aqueles que têm dificuldade de se locomover na água. A dica é variar o formato e o tamanho das boias, investindo também em itens grandes ou colchões infláveis.

3. Espaço gourmet

O espaço gourmet na área de lazer permite que as pessoas possam fazer reuniões familiares ou com amigos. Você pode ampliá-lo muito além da churrasqueira, disponibilizando ainda utensílios de cozinha. Não se esqueça de estabelecer regras para o uso dessa área, a fim de evitar conflitos ou mal-entendidos entre os moradores. Pense em acrescentar alguns itens, como:

  • pia com água;
  • fogão;
  • geladeira;
  • freezer;
  • mesas;
  • bancos e cadeiras.

4. Ducha ou chuveiro

O ideal é que toda área de lazer já tenha uma ducha instalada, para que os banhistas possam passar por ela antes de entrarem na piscina. Se você ainda não tem esse objeto instalado no condomínio, é interessante acrescentá-lo. Também é possível optar por um chuveiro.

No segundo caso, há a possibilidade de regular a temperatura da água. Assim, fica mais fácil para os condôminos realizarem a higiene pessoal depois de aproveitarem o lazer. Isso garante ainda mais conforto para eles e uma grande satisfação.

5. Plantas e decoração

O visual do espaço de lazer com piscina também é importante, pois, além de valorizar a estética, contribui para despertar sensações positivas nos frequentadores. Então, nada melhor do que elaborar um belo projeto paisagístico para incorporar a natureza ali!

Powered by Rock Convert

Monte um cenário vegetal com plantas adequadas para a área de lazer com piscina (sem espinhos, por exemplo). Prefira espécies que floresçam e que confiram um aroma agradável ao ambiente. Preocupe-se também com outros elementos decorativos, como pedras, cascatas e iluminação. Cada detalhe soma de modo significativo para que o conjunto seja atrativo, encantando os olhos e despertando emoções agradáveis.

6. Tipos de piso

Quando se trata de uma área de lazer completa, segura e atrativa, você deve pensar nos mínimos detalhes. O piso é um fator relevante, embora não chame a atenção à primeira vista. É essencial escolher um modelo que evite acidentes e que também combine com o design da área de lazer. Então, é hora de conferir algumas das principais tendências.

  • piso atérmico: esse tipo de revestimento é desenvolvido para não absorver calor, mesmo sob o sol intenso. Dessa forma, ninguém queima os pés quando sai da piscina;
  • piso de cerâmica ou porcelanato: essa categoria tem várias vantagens, como baixo custo e resistência à ação do sol. É possível ainda encontrá-lo na versão antiderrapante;
  • piso amadeirado: promove um ar de aconchego e toque rústico ao local, mas tem uma desvantagem. Os decks de madeira sofrem com a ação do sol, sendo necessária uma manutenção mais frequente.

7. Iluminação

A questão da iluminação na área de lazer deve ser planejada com antecedência, sobretudo se você quiser instalar algumas luzes dentro da piscina. Para isso, é preciso pensar no tipo de tecnologia (LED ou fibra ótica), em quais locais receberão maior luminosidade e nos tipos de cores (tradicionais ou coloridas).

8. Piscina

Esse é o elemento principal da área de lazer, você concorda? Sendo assim, não poderia faltar um tópico específico sobre ele! Existem diversos tipos de piscina, como de concreto, fibra de vidro e vinil. Você precisa estudar o seu orçamento e vantagens/desvantagens de cada um deles antes de definir o material.

Para que o atrativo central do condomínio esteja sempre preparado para os banhistas, o responsável pela manutenção deve checar regularmente a qualidade da água. Nem sempre uma piscina transparente significa que ela está saudável. Isso porque os seus componentes podem estar em desequilíbrio, causando alergias e contaminações nos usuários.

Por isso, verifique com frequência como andam os níveis de alcalinidade, pH e cloro na água. Para limpar por completo, faça um tratamento físico e químico. Mantenha os equipamentos em dia (como casas de máquinas e filtros) e, quando for adicionar produtos químicos, respeite as dosagens dos rótulos. Por fim, considere instalar um aquecedor para maior comodidade dos moradores. Mesmo em dias quentes, a piscina pode estar um “gelo”, afugentando algumas pessoas.

9. Segurança

Pensar nesse aspecto nunca é demais, sobretudo quando se trata da área de lazer. Então, certifique-se de que o espaço segue as normas de segurança e não oferece riscos de escorregões. Também é importante não utilizar produtos de baixa qualidade e que ofereçam quaisquer possibilidades de acidentes.

Coloque capas de proteção nos acessórios e proíba o uso de objetos cortantes (ou de vidro) nas áreas comuns. Comunique de forma clara para os usuários quais são as regras de uso no espaço de lazer com piscina. Não permita também que crianças estejam desacompanhadas no ambiente, pois existe o risco de afogamento. Essas atitudes são simples, mas evitam grandes problemas, tanto para os moradores quanto para os gestores do condomínio.

Investir na área de lazer com piscina vai tornar o condomínio mais atrativo e valorizado. Os usuários ficarão mais satisfeitos e o clima do lugar mais propenso às novas amizades. Lembre-se de utilizar materiais e elementos de qualidade para garantir o bem-estar dos moradores e também a segurança. Não se esqueça de que é fundamental manter a piscina sempre limpa e própria para o banho. Se você busca criar uma área de lazer moderna e completa, siga as dicas acima.

E aí, curtiu o nosso post? Agora, o que você acha de descobrir o que fazer para regularizar uma piscina coletiva? Boa leitura e até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.