Quais certificações um salva-vidas precisa ter para trabalhar como guardião de piscinas?

Loja VirtualPowered by Rock Convert

As certificações de guardião de piscinas não são obrigatórias — nem por isso elas são menos importantes. Basta pensar em qualquer atividade profissional que exercemos: ter uma ou mais qualificações diferenciam um indivíduo de outro, destacando-o no mercado de trabalho.

Por isso, neste post nós vamos falar um pouquinho a respeito das certificações de guardião de piscinas e o que elas agregam no dia a dia. Continue com esta leitura e descubra o quanto uma especialização acadêmica pode contribuir para novos horizontes na carreira do guardião!

A importância do guardião de piscinas

Comecemos pelo básico: o guardião de piscinas é uma figura que deve, acima de tudo, ser habilitada pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, ele pode exercer o seu cargo em diversos locais — especialmente aqueles com piscinas de uso coletivo, como:

  • hotéis, pousadas e resorts;
  • clubes;
  • condomínios;
  • academias;
  • parques aquáticos.

Entre outros estabelecimentos. E isso se deve ao fato de que, embora todas as certificações de guardião de piscinas não sejam necessárias, a presença dessa figura no local é. Inclusive, faz parte de projetos de leis em diversos municípios.

No Rio de Janeiro, por exemplo, podemos apontar a Lei nº 3728/2001. Nela, consta que esses espaços demandam um profissional, ao menos, para cuidar da segurança e do bem-estar dos usuários. Negligenciar essa lei é passível de multa ou mesmo a interdição do espaço.

Vale destacar, ainda, que no território fluminense um tipo de qualificação é exigido: o curso realizado por uma empresa que seja credenciada pelo CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro).

Powered by Rock Convert
Curso de Guardião de PiscinasPowered by Rock Convert

O valor das certificações de guardião de piscinas

Se a certificação é exigida para que um guardião de piscinas se especialize e atue no mercado, é fundamental que o profissional se atualize constantemente. E, como já mencionado, não apenas nesse setor, como em qualquer outro. Afinal de contas, um ou mais certificados profissionais são importantes para:

  • valorizar o indivíduo, contribuindo continuamente para capacitar os profissionais do ramo;
  • especializá-lo em tarefas complementares que o tornam um profissional completo;
  • planejar a carreira de maneira antecipada.

Além disso, convém destacar que, com as certificações de guardião de piscinas, o profissional consegue as melhores oportunidades do mercado. E, pensando no mais elementar: estamos lidando com a segurança dos usuários em piscinas coletivas. Quanto mais qualificados os profissionais, melhor.

O que contempla um curso para guardião de piscinas

Obter variadas certificações para guardião de piscinas faz com que o profissional se previna contra todo tipo de situação que possa encontrar em sua rotina. Afinal, são cursos que visam cercar o profissional de conhecimentos — teóricos e práticos — para se destacarem.

Em geral, as certificações para guardião de piscinas são valiosas para garantir que ele aprenda a:

  • lidar com a vigilância em piscinas coletivas, visando a segurança dos banhistas por meio de técnicas e medidas preventivas;
  • atuar também como relações públicas para lidar da maneira mais cordial e solícita com os usuários;
  • reconhecer e se especializar no manuseio de materiais básicos de primeiros socorros;
  • aplicar técnicas de salvamento;
  • demonstrar habilidades de salvamento e primeiros socorros, como abrir as vias aéreas, realizar o boca a boca, checar pulso carotídeo e praticar a compressão cardíaca, entre outras.

Ou seja: mais que um vigilante, o guardião de piscinas é o responsável pela integridade de toda a área de lazer sob a sua responsabilidade. Vale apontar, ainda, que a segurança e a integridade dos banhistas não depende unicamente dos esforços desse profissional.

O texto de hoje te ajudou a compreender melhor a importância das certificações de guardião de piscinas? Então convidamos você a entender, agora, a relevância em combinar os serviços de guardião com a manutenção de piscinas!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Quero abrir uma empresa de guardião de piscina como fazer

  2. Quero abrir uma empresa de guardião de piscina como fazer

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.