Lei de segurança nas piscinas: como se preparar para as mudanças propostas

5 exercícios para você fazer na piscina
5 exercícios para você fazer na piscina
maio 23, 2017
Acessibilidade para deficientes físicos em piscinas: como implantar?
Acessibilidade para deficientes físicos em piscinas: como implantar?
maio 26, 2017

Lei de segurança nas piscinas: como se preparar para as mudanças propostas

Lei de segurança nas piscinas: como se preparar para as mudanças propostas

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 370 mil pessoas morrem afogadas todos os anos no mundo, e a maioria tem entre 1 e 14 anos. Infelizmente, o Brasil é o terceiro no ranking com o maior número de mortes dessa natureza.

Por conta disso, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei Complementar 71/2014, que disciplina a prevenção de acidentes em piscinas no território nacional. A matéria, que deve resultar na Lei de segurança nas piscinas, aguarda inclusão na Ordem do Dia para votação.

Originário da Câmara Federal, onde já foi aprovado, o PLC estabelece cuidados e regras para evitar acidentes em piscinas — como o ocorrido no ano de 2014 com uma menina de oito anos, em Belo Horizonte, que teve seus cabelos sugados por um tubo e morreu afogada.

De fato, é essencial saber prevenir. E, para te ajudar isso, no post de hoje veremos quais são as principais mudanças propostas pelo projeto, e como se adequar a elas. Continue lendo e confira:

Tampas antiaprisionamento

Se aprovada, a lei exigirá o uso de tampas anti-aprisionamento ou não bloqueáveis, para evitar o enlace dos cabelos e a sucção de outras partes do corpo, além de objetos como roupas e joias. Já há diversos modelos no mercado, mas, antes de comprá-los, verifique se foram homologados pelo Inmetro.

Sistema anti-sucção

Todas as piscinas, independentemente de o seu uso ser privado, coletivo ou público, deverão conter ao menos um dos seguintes sistemas anti-sucção (também com selo do Inmetro):

  • dois ou mais drenos de fundo, hidraulicamente balanceados;
  • sistema de Segurança de Liberação de Vácuo (SSLV) com motobomba;
  • tubo de respiro atmosférico conectado à linha de sucção entre o dreno de fundo e a motobomba, ou um difusor de sucção instalado dentro do ralo de fundo e em cada boca de sucção lateral existente.

Vale lembrar: as piscinas coletivas são aquelas existentes em clubes, hotéis, academias, condomínios residenciais, escolas, centros de reabilitação. Já as públicas são destinadas ao público, em geral.

Guarda-vidas

As piscinas coletivas ou públicas — com exceção das localizadas em edifícios e condomínios privados — deverão ter guarda-vidas. Esses deverão ser treinados e credenciados por órgão competente em técnicas de salvamento, como resgate da vítima, primeiros socorros e respiração artificial.

Sinalização

A lei também exigirá a sinalização da área da piscina, com placas que alertem para:

  • a profundidade da água nas bordas e paredes do tanque a cada 5 metros, no mínimo, com indicação de pontos distintos, quando couber;
  • que se evite o mergulho de ponta em locais onde a profundidade for considerada insuficiente;
  • a proibição de acesso a usuários sob efeito de álcool ou drogas ao tanque ou equipamentos;
  • as consequências da não observância das regras, tais como morte por afogamento e sucção, além de fraturas diversas;
  • as medidas preventivas contra acidentes, como não correr ou empurrar pessoas na área, não utilizar tanque sem treinamento mínimo em natação e não saltar ou realizar acrobacias a partir da borda sem conhecimento técnico.

Outras regras

Nas piscinas coletivas, deverão ser colocados pisos antiderrapantes em toda a sua área. Também deverão ser instalados botões de parada de emergência em todos os sistemas que utilizem a motobomba de recirculação de água no modo automático.

Além disso, deverá ser feito o isolamento do tanque em relação à área de trânsito dos banhistas. Isso se dará com grades, cercas ou similares equipados com portão de segurança, que tenha dispositivo de fechamento automático e trinco autotravante, que seja trancável com chave.

Ainda, esses portões deverão ter um mecanismo de abertura com altura mínima de 1,5 m do piso, permitindo que o local seja visível do exterior — para barrar crianças desacompanhadas.

Os estabelecimentos que possuem piscinas públicas ou coletivas terão o prazo de um ano, a partir da publicação da lei, para se adequarem ao regulamento. Para as privativas, o prazo para adaptações é de dois anos.

Penalizações

Mesmo depois de aprovada, a regulamentação da lei caberá aos estados e municípios. Cada um, então, deverá determinar localmente quais serão as penas e penalizações para o descumprimento da lei.

Ainda assim, a entrega de alvará para funcionamento dos locais com piscina coletiva ou habite-se para residências estará condicionada ao cumprimento das normas estabelecidas pela lei federal.

Alguns estados e municípios que já possuem lei de segurança nas piscinas

De fato, com os recorrentes acidentes e a discussão sobre o assunto, alguns estados e municípios já saíram na frente e criaram suas próprias leis de segurança nas piscinas. São eles:

  • Belo Horizonte (MG), que, desde 2016, obriga clubes, condomínios, hotéis e academias a instalar um dispositivo de segurança que interrompa o processo de sucção dos ralos.
  • A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, no mesmo ano, a Lei 18.786, que determina o uso da tampa anti-aprisionamento e a adoção de outras medidas, como a instalação de botão de emergência para desligamento de bomba de sucção; o respiro atmosférico; o tanque de gravidade e a barreira de proteção para evitar o acesso direto na piscina.
  • O município de Santos, em São Paulo, aprovou lei semelhante, também em 2016. Ela obriga a instalação do dispositivo de segurança e fixa multa de R$ 2 mil ao responsável pela piscina que descumprir a legislação.
  • O município de São José, em Santa Catarina, também disciplinou as normas para prevenção de acidentes em piscinas coletivas e privativas.
  • Há legislação, ainda, em Sorocaba (SP), desde 2014; em Atibaia (SP), desde 2015; em Camboriú (SC) e Itajaí (SC), desde 2016; Foz do Iguaçu (RJ), desde 2014; Porto Seguro (BA), desde 2015; entre outras cidades.

Diante disso, vale a pena verificar se há leis de segurança nas piscinas do seu estado ou município, e quais são as normas estabelecidas. Ainda assim, independentemente da existência, ou não, dessa legislação, investir em segurança para a sua piscina ou do seu condomínio sempre será uma medida acertada.

Por isso, a Pool Rescue tem uma linha completa de equipamentos de segurança, homologados pelo Inmetro. No blog, ainda há vários artigos e dicas de como sinalizar e manter a área da piscina mais segura!

Então, gostou deste post? O que você pensa sobre essa lei de segurança nas piscinas? Seu condomínio já adota regras de segurança nas áreas de lazer? Deixe-nos o seu comentário divida sua opinião conosco!

https://dashingfashion.co.za/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

isifoodservice.com/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

https://dashingfashion.co.za/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

sean-cso.org/wp-includes/slot-deposit-gopay

https://abdiwahabkhadar.com/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

https://smaalbina.com/wp-includes/slot-bonus/

https://carsaddon.com/slot-deposit-ovo/

https://socialbalance.be/slot-deposit-dana/

https://thefranklinjohnstongroup.com/slot-deposit-pulsa/

https://www.designerds.be/slot-bonus/

https://greenwichvillagevabeach.com/slot-bonus/

https://junex.com/slot-bonus-100/

https://todopazar.com/slot-bonus/

https:https://grupoeditorialquimerica.com/wp-includes/rtp-slot-live/

https://www.wedding-bali.com/slot-bonus-server-thailand/

https://ja4kids.ja.org/

https://www.delakkerij.be/slot-nexus/

https://lobsterbaylombok.com/slot-deposit-pulsa/

https://hort.hdut.edu.tw/wp-includes/slot-nexus/

https://boogoomusicfest.com

https://thesummerhouseapts.com/wp-content/slot-nexus-engine/

https://spaziosicurezzaweb.com/slot-deposit-pulsa/

https://goksitesvergelijker.nl/slot-nexus/

https://elegamingle.com/wp-content/slot-nexus-engine/

https://namaaestetic.com/wp-content/slot-nexus-engine/

https://asbcred.com.br/wp-content/slot-pulsa/

slot pulsa

slot deposit pulsa

https://usasgvote.usa.edu.ph/js/slot-bonus/

slot bonus

slot bonus new member

slot bonus 200

slot bonus 200 di depan

https://www.dqsy.vn/slot-bonus/

https:https://captiva.be/slot-bonus/

http://palais-rouge.com/wp-includes/slot-nexus/

https://melekiemorais.com.br/wp-includes/slot-pulsa/

slot pulsa

slot deposit pulsa

slot deposit via pulsa

slot deposit dana

slot dana

slot deposit dana

daftar slot via dana

https://vrpgessoeconstrucoes.com.br/wp-includes/slot-deposit-dana/

slot pakai dana

slot dana tanpa potongan

slot deposit pulsa tanpa potongan

slot dana tanpa potongan

rtp live

slot dana gacor

slot dana 10 ribu

slot gacor

slot pulsa

slot bonus

slot deposit pulsa

rtp slot

agen sbobet

slot via dana

slot via dana

slot via dana